O segundo governo Vargas foi marcado por diversas medidas populistas, mas também foi um período no qual a oposição agiu intensamente a fim de desgastar o governo. Explique como se desenvolveu esse processo e de que maneira o desgaste provocado pela oposição resultou no suicídio de Vargas.
Soluções para a tarefa
O segundo governo de Vargas ocorreu nos anos de 1950 a 1954, marcados pela tensão da Guerra Fria e conflitos internos entre os interesses partidários no Brasil.
Havia três partidos políticos com maior destaque: o Partido Trabalhista Brasil (Getulista), Partido Social Democrático (Getulista) e União Democrática Nacional (oposição à Getúlio). Desde o resultado da eleição, o UDN começou a questionar a legitimidade de Vargas e o sentimento antigetulista era muito forte.
A oposição questionava as ações sindicalistas de Getúlio Vargas e a implementação de uma política nacionalista, com a criação de empresas estatais. A mídia também apresentou resistência com Getúlio. Após um atentado ao maior opositor de Vargas, Carlos Lacerda, Getúlio não aguentou mais a crise e teve fim o seu governo.
Espero ter ajudado, bons estudos!