Geografia, perguntado por lisouzaclausera, 1 ano atrás

O segundo caminho da crise passa pela crítica à geografia física, a qual foi inserida verticalmente nas propostas curriculares e também nos livros didáticos sem uma preparação intelectual adequada dos professores, o que levou a um desinteresse pela geografia nas escolas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEFANELLO. Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: InterSaberes, 2012. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as dificuldades referentes ao conteúdo de História e Geografia, leia as seguintes assertivas: I. O conteúdo deve chegar à sala de aula por meio do livro didático. II. As dificuldades do trabalho com os conteúdos de História são maiores ao comparar com a Geografia. III. O estudo e a interpretação dos dados de mapas exigem do aluno uma capacidade de abstração. IV. A divergência de concepções teóricas entre os professores no ensino da Geografia. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A I e III B II e IV C I, II e IV D II, III e IV E I, II, III e IV

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
18

Sobre a didática do ensino da geografia, temos que a resposta certa é: A I e III

Isso porque o texto do enunciado trata sobre as diversas perspectivas voltas para o ensino da geografia.

Importante notar que termos como a didática e o material didático são de suma importância na transmissão do conhecimento.

Assim, temos que o papel do professor é fundamental para possibilitar que o aluno aprenda de forma satisfatória.

espero ter ajudado!

Respondido por karinsabri22
14

Resposta:

D II, III e IV

Explicação:

Comentário: Segundo o texto-base, a alternativa II está correta, pois: “As dificuldades em História são maiores ao comparar com o conteúdo de Geografia, pois nesta área o professor consegue mostrar rio, vegetação e relevo com características diferentes” (texto-base, p. 1385), Assim como a III, pois: “Na Geografia, fica muito complexo organizar uma explicação sobre meio ambiente, saneamento básico, mapas, hidrografia, localizações, regiões diferentes do País, altitude e pontos cardeais sem ter como mostrar de uma forma mais real e palpável. O estudo e a interpretação dos dados de mapas exigem do aluno uma capacidade de abstração” (texto-base, p. 1386) e a IV, pois: “Verifica-se, assim, nos depoimentos dos participantes, a presença destas duas concepções de Geografia. Alguns trabalham com os aspectos da Geografia Física e outros com situações que caracterizam interpretações e posicionamentos críticos” (texto-base, p. 1387). Sendo a I falsa, pois o conteúdo deve ultrapassar os limites do uso do livro didático.

Perguntas interessantes