O sedentário e o indivíduo que ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sedentarismo, um dos males do século
Um dos grandes vilões do século 21 pode ser chamado de sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos no mundo é sedentário. É um número que precisa diminuir, por isso hoje (10/3) é uma data importante, pois é o Dia mundial do combate ao sedentarismo.
O sedentarismo é a ausência de exercício físico na rotina de uma pessoa, pois desta forma ela não tem gasto calórico. O indivíduo é considerado sedentário quando não consegue gastar o mínimo de 300 calorias por dia.
Segundo o professor Dr. Fábio Lira, da Pós-graduação em Nutrologia da Faculdade IBCMED, o sedentário vai cultivando maus hábitos durante a vida e o corpo vai tentando ajustar, mas chega uma hora que toda a organização celular para tentar manter um sincronismo entre o sistema fisiológico acaba falhando.
Doenças que acompanham o sedentarismo
O estilo de vida sedentário é muito prejudicial à saúde, pois a falta de atividades físicas afeta tanto o corpo como a saúde mental da pessoa. O professor Dr. Fabio Lira explica que não é normal esse estilo de vida. “O ser humano não foi feito para ficar parado, ele foi feito para realizar atividade contrátil”, afirma Lira.
Ainda completou dizendo que sedentarismo é uma doença silenciosa, mas que terá sua manifestação cedo ou tarde na forma de outras doenças. Algumas enfermidades que estão ligadas ao sedentarismo são depressão, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol alto, infarto do miocárdio, demência, perda de flexibilidade, coordenação motora e hipotrofia de fibras musculares.
A Organização Mundial de Saúde o considera o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas no Brasil podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. O risco de infarto pode ser, em média, 54% maior em pessoas sedentárias.
Tecnologia x Sedentarismo
Segundo a recomendação da OMS, é necessário realizar no mínimo 150 minutos de exercícios diariamente, mas para o Dr. Fábio Lira não adiante fazer atividades físicas diárias e manter hábitos sedentários. “Por elas terem um alto nível de comportamento sedentário, essa rotina de treino delas teria um impacto mínimo na saúde”, explicou o Doutor.
O comportamento sedentário seria fazer uso das tecnologias para facilitar a vida como utilizar diariamente o elevador, as escadas rolantes, o carro para ir em qualquer lugar até mesmo locais próximos, conseguir pedir comida com apenas um clique na tela e outros. “O aumento do sedentarismo está ligado à inserção da tecnologia, que cada vez mais facilita a vida, todo esse conforto oferecido à sociedade. O ambiente em que a pessoa está inserida pode levá-la ao sedentarismo”, ressalta o professor.
De acordo com Lira, o ideal seria o indivíduo, além de treinar, ter um nível de condicionamento físico ou nível de atividade física elevada, com uma dieta balanceada, mas não é o que acontece.
Tratamento para o sedentarismo
Para evitar o estilo de vida sedentário é necessário, desde a infância, introduzir a importância da prática de exercícios. No entanto, o interesse deve ser mantido até a terceira idade.
Para quem já vive sem exercícios há algum tempo nunca é tarde para modificar, pode começar fazendo atividades físicas com duração de 30 minutos diariamente. Claro que nunca esquecendo de ir no médico antes para fazer um check-up e conferir qual a melhor indicação.
Explicação: