O século XXI será decisivo para a história humana. A degradação ambiental que as sociedades do século passado impuseram ao planeta é, hoje, fonte de inúmeros problemas em todos os continentes, relacionados à “reação” da Natureza frente a décadas de comportamento agressivo e irresponsável dos seres humanos. As vantagens ambientais e econômicas do mercado de créditos de carbono, tanto para o Brasil quanto para o mundo, se desenvolvem em conjunto. Esse é, possivelmente, o grande diferencial do Protocolo em relação a outros programas ambientais, sejam globais ou bilaterais. De fato, pela primeira vez na história humana, há uma ferramenta eficiente de recuperação global do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e que permite auferir lucros, ou ao menos reduzir custos. Disponível em: . Acesso em: 19. jul. 2018. Analise as afirmativas abaixo a respeito dos créditos de carbono: I. Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono. II. Os créditos de carbono criam um mercado para a redução de GEE dando um valor monetário à redução da poluição. O mercado ficou estabelecido a partir da assinatura, em 1997, do Protocolo de Montreal, que estabeleceu metas de redução de emissões de dióxido de carbono para os países mais industrializados do planeta. III. Para que esses países consigam atingir suas metas, o protocolo lhes permite comprar os créditos de carbono de outras nações, como o Brasil, que também é signatário do acordo. IV. O crédito de carbono é um direito de poluir que pode ser vendido para países do anexo I, ou seja, uma moeda ambiental. Cada crédito de carbono representa a retirada da atmosfera de uma tonelada de CO2, com a compra de créditos, o comprador passa a ter o direito de emitir o equivalente em gases-estufa. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Dentre as alternativas, somente a IV encontra-se incorreta, visto que os países que adquirem créditos de carbono apenas possuem o direito de vendê-los a países que tiverem que obter suas metas, e não o direito de poluir o equivalente em gases-estufa.
Diante disso, a proposta de comercialização apresenta o objetivo de estimular a redução da poluição, principalmente dos países mais desenvolvidos e mais poluidores, como os EUA.
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Página 40 do livro Fundamentos da Gestão Ambiental-CESUMAR
Segundo Curi (2011), o crédito de carbono é um direito de poluir que pode ser vendido para países do anexo I, ou seja, uma
moeda ambiental. Cada crédito de carbono representa a retirada da atmosfera de uma tonelada de CO2, com a compra de créditos, o comprador passa a ter o direito de emitir o equivalente em gases-estufa.