O século XX traz novos debates acerca da educação e o contexto escolar passa a ser questionado. Este século é propriamente o momento da publicização da educação, principalmente a partir de 1930, diversas foram as leis que buscaram dar organicidade à educação primária, secundária e superior. Assim, "a educação é vista como um elemento importante na formação das novas gerações e na sua inserção em uma ordem política e econômica que se quer inconteste" (LOPES & GALVÃO, 2001, p. 23).
Considerando o texto supracitado, analise as afirmativas que seguem:
I. O contexto da década de 1930 é focado em planos e ideologias de cunho nacionalista-desenvolvimentista e isto influencia diretamente o currículo escolar, pois o saber escolar é reconhecido como forma de "aculturar" as classes mais pobres.
II. O movimento da escola nova contribuiu de certa forma para o repensar da educação brasileira; mas enveredou-se para uma pedagogia existencialista, a qual primou pela forma e a chamada democratização no interior da escola, esvaziando o conteúdo historicamente acumulado pelo conjunto dos homens. Então convivendo com uma estrutura e condições tradicionais, a escola nova afrouxou a disciplina e rebaixou o ensino; nesse sentido perdeu-se, extraviou-se das ideias originais de emancipação do sujeito.
III. O projeto de um Plano Nacional de Educação foi concretizado apenas em 1934, quando a Constituição incluiu o artigo 150 que tratava pela primeira vez de forma explícita sobre ele, sendo que este deveria ser elaborado pelo Conselho Nacional de Educação.
Sobre a educação na década de 1930 é correto afirmar o que consta em quais afirmativas?
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: AV1- TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO EM 17/10/2019
1-E
2-C
3-A
4-B
5-E
Explicação:
CORRIGIDAS PELO AVA
Perguntas interessantes