O século XX inicia-se no Brasil com muitos fatos importantes para o seu desenvolvimento, dos quais destacarei dois: o surgimento de várias fábricas e a chegada de muitos imigrantes. Fatos que mudaram a estrutura social brasileira.
Com tantas mudanças mundiais e internas, o povo brasileiro fica à espera de uma transformação na arte, os moldes antigos de uma pintura acadêmica não mais exprimem a realidade moderna que se instituía no país. E foi em São Paulo que se realizaram duas exposições de pintura que colocaram a arte moderna de um modo concreto para os brasileiros: a de LASAR SEGALL, nascido na Lituânia, em 1913, e a de ANITA MALFATTI, em 1917.
A exposição de Lasar Segall não provocou polêmica pois foi vista como produção de um estrangeiro, contudo a exposição da paulista Anita Malfatti obteve críticas desfavoráveis, mas isso fez com que muitos artistas inovadores se unissem à ela revelando que sua arte apontava para novos caminhos, principalmente para os novos usos da cor. Numa entrevista a artista declara “Os objetos se acusam só quando saem da sombra, isto é, quando envolvidos na luz. (...) Nada neste mundo é incolor ou sem luz”.
Qual artista teve críticas desfavoráveis em relação aos seus trabalhos?
Van Gogh
Lasar Segal
Cândido Portinari
Anita Malfatti
Pablo Picasso
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
exposição da paulista Anita Malfatti obteve críticas desfavoráveis, mas isso fez com que muitos artistas inovadores se unissem à ela revelando que sua arte apontava para novos caminhos
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás