História, perguntado por thetediousamorim, 7 meses atrás

O século XVIII não se confunde totalmente com as Luzes. As Luzes excedem o século. Parte do século escapa-lhes. As Luzes são o século XVIII duradouro, o que faz parte do nosso patrimônio. Um século XVIII que, antes do mais, se inscreve nas palavras. Partir das palavras, partir do essencial. CHAUNU, P. A civilização da Europa das Luzes. Lisboa: Estampa, 1985, vol. I, p. 23-24. São palavras essenciais do século das Luzes:
a) internacionalismo, razão, messianismo e cientificismo.
b) progresso, obscurantismo, cientificismo, teocentrismo.
c) superstição, empirismo, sensualismo, messianismo.
d) socialismo, razão, progresso, superstição.
e) racionalismo, cientificismo, progresso, esclarecimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
70

É correta a alternativa E, já que o Século das Luzes (Século XVIII) foi marcado pelo avanço dos modelos racionalistas de explicar o mundo e pelo enfraquecimentos dos modelos teológicos.

Foi durante o Século XVIII que aconteceram, por exemplo, a Revolução Americana (primeira colônia nas Américas a se tornar independente) e a Revolução Francesa (projeto antimonarquista forte na Europa que abalaria as bases políticas de todo o continente).

O século serviria de base para o desenvolvimento daquilo que hoje compreendemos como ciência, tendo sido marcado pelo progresso rápido.

Respondido por larissamagrani
4

O século XVIII é a época de mudanças e se configura como o Século das Luzes por conta da valorização da razão e da ciência (E).

O Iluminismo deu-se em um cenário de declínio das concepções medievais e da Igreja Católica e se sustentou através da nação de progresso e esclarecimento.

Com o lema da Revolução Francesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", o Iluminismo foi o período de valorizar a liberdade individual do povo, isonomia entre os indivíduos e solidariedade entre as pessoas em seu coletivo.

Há, assim, a transposição entre o teocentrismo, ou seja, Deus no centro do mundo para o antropocentrismo, o homem no centro de tudo.

Essa mudança possibilitou que a ciência fosse ascendida, pois o conhecimento científico parte do homem e do que ele pode conhecer e manifestar no mundo. Por isso, a religião cede lugar à razão humana.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2510488

Anexos:
Perguntas interessantes