História, perguntado por kel73, 1 ano atrás

O século XVII,no Brasil ,é marcado pela atividade mineradora na região das Minas Gerais.A análise da formação social das Minas nos leva a afirmar que EXCETO:

A)na região das Minas Gerais a riqueza se distribui de forma harmoniosa ,criando uma sociedade mais igualitária,sem grandes desniveis sociais

B)as Minas do seculo XVIII foram uma capitania pobre,se considerarmos o pequeno número de senhores de lavras opulentos e a extensão da pobreza

C)os vadios e desocupados, destituidos de trabalho,constituiam motivo de preocupação para os governadores,principalmente quando o ouro começou a escassear

D)os escravos constituiam a força de trabalho das minas,extraindo ouro dos corregos ou do seio da terra,em condições de exploraçao e miséria.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianaGAndrade
23
Acredito que letra a) seria a errada pois a riqueza não se distribui de forma harmoniosa,caso contrário e hipoteticamente, negros e camponeses,trabalhadores rurais,teriam acesso aos poderes e riquezas encontrados.
Respondido por maarigibson
15

A alternativa incorreta é a A.

Durante o século XVII em Minas Gerais houve a corrida do ouro. Com a descoberta de jazidas do metal precioso no interior, a migração para o território atingiu níveis altíssimos, pois havia a esperança de ascensão social mais fácil através da mineração.

Entretanto, isso mostrou-se falso, pois as jazidas eram fortemente controladas e fiscalizadas, além dos altos impostos cobrados pela Coroa.


A tentativa de distribuição de renda melhor tornou-se uma mera utopia, porém com algumas exceções folclóricas.

Perguntas interessantes