O século XIX, também conhecido como Renascimento, é o período de maior crescimento para a área da saúde. O contexto da revolução tecnológica e industrial impulsionou o estudo sobre o corpo humano e doenças e ficou marcado por teorias científicas importantes O Estado começou a considerar que o bem-estar da sociedade era equivalente ao bem-estar do Estado, uma vez que uma população saudável representava maior produtividade, contribuindo para o crescimento da indústria e consequentemente, do país como um todo. (ROSEN, 1994). Sobre esse período histórico, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Contribuiu para a descrição de doenças graças à ascensão da fisiologia e anatomia.
Explicação:
Ao se considerar sobre desenvolvimento da saúde, a alternativa correta é a relacionada com "Contribuição para descrição de doenças graças à ascensão da fisiologia e anatomia".
Aspectos de destaque sobre saúde durante o Renascimento
A saúde durante o Renascimento apresentou, de forma diferenciada, uma evolução pelo resgate da cultura humanista com valores como o racionalismo e experimentalismo com afloramento de diversas áreas a exemplo da Medicina.
Na Itália, de maneira específica, surgiu um grupo de estudiosos buscando renovar a forma de ensino da medicina nas universidades medievais com contribuições diferenciadas ocorrendo no período do Renascimento.
Algumas das melhorias da medicina no Renascimento Cultural incluem, por exemplo:
- Publicação do livro De Humani Corporis Fabrica (Da Organização do Corpo Humano) pelo médico Andreas Versalius;
- Medição por Leonardo da Vinci das proporções do organismo humano por meio de um goniômetro;
- Observação e descrição do coração com cavidades em um processo de contração e relaxamento identificando a sístole e diástole cardíacas;
- Dissecação de cadáveres humanos e elaboração de tratados médicos com descrições relacionadas ao coração, pulmões e cérebro.
Para saber mais sobre desenvolvimento da saúde: https://brainly.com.br/tarefa/11252533
#SPJ2