O século XIX foi marcado pelo surgimento de correntes de pensamento que contestavam o modelo capitalista de produção e propunham novas formas de organizar os meios de produção e a distribuição de bens e riquezas, buscando uma sociedade que se caracterizasse pela igualdade de oportunidades. No que diz respeito a essas correntes, assinale a afirmação verdadeira. a) O socialismo cristão buscava aplicar os ensinamentos de Cristo sobre amor e respeito ao próximo aos problemas sociais gerados pela industrialização, mas apesar de vários teóricos importantes o defenderem, a Igreja o rejeitou através da Encíclica Rerum Novarum, lançada pelo Papa Leão XIII. b) No socialismo utópico, a doutrina defendida por Robert Owen e Charles Fourrier, prevaleciam as ideias de transformar a realidade por meio da luta de classes, da superação da mai
Soluções para a tarefa
Respondido por
139
Olá,
Esse período de contestação dos valores do mudo capitalista surge a o manifesto comunista defendido por Karl Marx e Friedrich Engels. Através de sua teoria de socialismo cientifico, eles defendem que a sociedade capitalista de modificaria com o tempo, passando de capitalista para socialista, através da tomada de consciência dos trabalhadores.
Eles são responsáveis pela varias ideias comunistas que surgiram no mundo, apesar dessas teorias terem sido modificadas pelas pessoas, que usaram a teoria de Karl Marx e Friedrich Engels, para fazer revoluções.
Perguntas interessantes