História, perguntado por hiagoe485, 8 meses atrás

O século XIX foi marcado pelo Imperialismo dos países europeus e a sua busca incessante por novas colônias na África, Ásia e Oceania. Apesar desse processo possuir uma causa e justificativas centralmente econômicas, nesse contexto desenvolveram-se novas ideias e teorias que colaboraram para justificar o domínio dos países europeus sobre o resto do mundo. Acerca dessas ideias apresentamos três excertos:

Excerto I
A ênfase no controle territorial e o estado nação também estava relacionada à expansão do número de países que produziam atlas históricos. [...] a ênfase dada no final do século 19 ao desenvolvimento do estado, o aumento da publicação na maioria das línguas europeias, o crescimento mais difundido da indústria editorial e o desenvolvimento de sistemas escolares nacionais que adquiriram obras no vernáculo incentivaram o surgimento de atlas históricos em mais países.
BLACK, Jeremy. Mapas e História: construindo imagens do passado. Bauru: Edusc, 2005. p.123.

Excerto II
Significa a aplicação popular da ideia biológica da seleção natural para o pensamento social. Herbert Spencer cunhou a expressão “sobrevivência dos mais aptos” em 1864. Spencer acreditava haver um tipo de seleção natural na história. Ele se opôs ao auxílio do Estado aos pobres com base no argumento de que isso preservaria os membros mais fracos e malsucedidos da raça
SOUZA, Rui. História Contemporânea. Maringá/PR: Unicesumar, 2020. p. 94.

Excerto III
(Auguste) Comte [...] utilizava esse esquema explicativo, tanto para pensar a história da sociedade europeia, projetando sobre os seus períodos as etapas evolutivas que concebera, quanto para classificar a hierarquizar as sociedades humanas. Essa grade classificatória, que punha as sociedades europeias na posição mais avançada, ou seja, superior às demais sociedades, fez-se presente nos escritos de outros pensadores do século XIX e início do XX. Demonstrou-se bastante útil às diversas formas discursivas que serviram para justificar o domínio europeu sobre outras regiões do planeta, no momento de expansão imperialista de fins do século XIX.
ALVES, Claudia. POSITIVISMO NO SÉCULO XIX. Encontros com a Filosofia. ISSN 2317-6628, n. 1. 2013. p. 8. Adaptado.

A partir da análise e comparação dos excertos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta que corresponde respectivamente os conceitos que foram fundamentais para o Imperialismo e consequentemente para a Primeira Guerra Mundial.
Alternativas
Alternativa 1:

Excerto I - Positivismo. Excerto II - Darwinismo Social. Excerto III - Nacionalismo.
Alternativa 2:

Excerto I - Darwinismo Social. Excerto II - Nacionalismo. Excerto III - Positivismo.
Alternativa 3:

Excerto I - Nacionalismo. Excerto II - Darwinismo Social. Excerto III - Positivismo.
Alternativa 4:

Excerto I - Positivismo. Excerto II - Nacionalismo. Excerto III - Darwinismo Social.
Alternativa 5:

Excerto I - Nacionalismo. Excerto II - Positivismo. Excerto III - Darwinismo Social.


kissterra100: Alternativa 3.

Soluções para a tarefa

Respondido por kissterra100
8

Resposta:

Alternativa 3.

Explicação:


bruceanders: nacionalismo , darwinismo social e positivismo.
Perguntas interessantes