o se falar de vantagens e desvantagens para empreender, é possível identificar pelo menos três vantagens e três desvantagens para o empreendedor. Veja algumas afirmações:
I. A autonomia está ligada à independência e liberdade para tomar decisões. A satisfação de ser chefe de si mesmo é a melhor sensação que algumas pessoas podem experimentar.
II. O sacrifício pessoal é um custo que deve ser considerado, pois será exigida dedicação extrema e quase exclusiva ao negócio, podendo provocar afastamento familiar e falta de lazer.
III. O desafio gera entusiasmo para produzir o sentimento de realização e, quando realizado, o empreendedor se esforça mais ainda para enfrentar novos desafios, criando um círculo virtuoso saudável a ele e, consequentemente, ao seu empreendimento.
IV. A sobrecarga de responsabilidade significa que o empreendedor é o responsável, quase único, por tudo o que possa acontecer, afinal, foi ele quem investiu no empreendimento.
V. O controle financeiro fornece segurança e visão da realidade. O empreendedor passa a dispor de importantes informações para tomar suas decisões.
VI. A fase inicial dos empreendimentos emergentes e de pequeno porte não permite erros, sua ocorrência pode ser sinal de falência.
Identifique a alternativa correta em termos de veracidade das vantagens e desvantagens:
Soluções para a tarefa
As alternativas que falam das vantagens de se tornar um empreendedor são a I, a III e a V.
As alternativas que refletem as desvantagens do empreendedorismo são a II, a IV e a VI.
Em relação às vantagens, o empreendedor saber que terá a autonomia e a independência necessárias para escolher as suas diretrizes e tomar as suas decisões, sendo chefe de si mesmo.
No mesmo caminho, como desvantagem, ele deverá contar com uma sobrecarga de responsabilidades que o tornará praticamente o único responsável por tudo aquilo que possa acontecer no empreendimento, sobretudo no começo, onde qualquer erro pode levar simplesmente à falência do negócio.
Outras vantagens são o sentimento de desafio que acarreta o de realização pessoal, o que leva o empreendedor a querer se desafiar mais e a alcançar novos patamares.
Além disso, havendo o controle financeiro, o empreendedor possui embasamento, visão e segurança para as suas tomadas decisões e escolha dos próximos passos a seguir.
Contudo, tudo isso não vem sem uma boa dose de sacrifício pessoal, o que pode ser considerado uma desvantagem, uma vez que a energia do empreendedor ficará totalmente voltada para o novo negócio e, talvez, negligenciando o seu tempo com a família e o lazer.
Espero ter ajudado!