O scout é utilizado mundialmente no basquetebol para detectar variações que ocorrem durante o jogo. Desta forma o presente estudo tem como principal objetivo descrever a importância da utilização do scout durante os jogos de basquetebol, bem como fazer considerações sobre sua aplicabilidade. A revisão dos artigos limitou-se ao período de 1983 a 2009. Por meio do scout o treinador pode avaliar o jogador em sua totalidade, identificando quais dos fundamentos precisam ser mais trabalhados e desenvolvidos. A análise de vários parâmetros que fazem parte de uma partida de basquetebol possibilita aos técnicos estabelecerem estratégias adequadas de treinamento para melhora do desempenho individual e coletivo.
ARAUJO Pablo Antônio Bertasso de. A utilização do scout no basquetebol. CEFID/UDESC, Revista digital – Buenos Aires – Año 14 – nº 140 – Enero de 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd140/a-utilizacao-do-scout-no-basquetebol.htm Acesso em: 03 de mar 2018.
Com base no texto desenvolva seus conhecimentos através das afirmativas a seguir.
I- A necessidade de registro e das análises das ações individuais técnico–tática foi apresentada pela primeira vez em 1936, onde foi proposto que em cada jogo se deveria fixar a quantidade de passes e outros fundamentos, bem como a efetividade dessas técnicas na evolução das ações de ataque e defesa. A forma de registro mais difundida recebeu o nome de scout.
II- As anotações do scout deverão ser feitas pelo técnico. Os dados obtidos deverão ser transcritos em fichas individuais e do conjunto para posterior análise dos resultados. Durante o jogo o scout deve estar sempre pronto e imediato para o jogador e o técnico deve alertar o scoutista sobre aspectos que possam ser úteis.
III- As violações são anotadas quando ocorre a infração as regras, ou seja: andar com a bola (andar sem driblar), condução da bola (driblar com o movimento da mão embaixo da bola e não em cima), voltar a bola do ataque para a defesa (depois que alcançar a quadra ofensiva não é possível voltar para a quadra defensiva), parar de driblar, segurar a bola e voltar a driblar, bater a bola com as duas mãos, reter a bola nas mãos (sem drible e pressionado pelo defensor) por mais de 5 segundos, permanecer no garrafão por mais de 3 segundos (não é possível ficar parado no garrafão e receber a bola).
IV- O scout é uma ferramenta de análise tática, principalmente coletiva, mas que também aponta resultados individuais e auxilia na melhora da performance dos atletas e, consequentemente, da equipe. Todos os indicadores devem ser analisados, mas somente deve ser executado no alto rendimento e deve ser evitado nas categorias de base.
V- Erros defensivos (postura, posicionamento, cobertura e cortes) é um indicador que não consta em nenhum scouts, mas pode fazer parte da análise da comissão técnica e é considerado o item mais subjetivo de ser analisado, o que causa muita discussão entre atleta e scoutista. Ficando assim, a cargo do técnico uma interpretação justa e apaziguadora, mas sempre com o objetivo de melhorar a performance individual e coletiva.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. CORRETA
b.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
71
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. CORRETA
Respondido por
20
Resposta: Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Explicação: Corrigida pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás