O sarilho de poço é uma ferramenta muito útil para tirar água de dentro de um poço artesiano. Ele tem uma manivela para que a pessoa gire, fazendo com que a corda enrole ou desenrole, semelhante a um carretel de linha. Isso permite que a corda possa subir, quando for enrolada, e possa descer, no ato de desenrolar, com um balde que fica preso a um gancho de ferro amarrado no final dessa corda.
Certa vez, um jovem tentou puxar uma caixa que caiu dentro de um poço, de 8 metros de profundidade, com o gancho usado para puxar o balde com água. A densidade da caixa é de 4 g/cm3 e 20 kg de massa. Considerando que gravidade vale 10 m/s2 e a densidade da água 1,0 g/cm3. Se o jovem conseguiu puxar esse objeto sem mudar sua velocidade, a força que ele aplicou na corda foi de:
A) 50N
B) 150N
C) 160N
D) 240N
E) 250N
Soluções para a tarefa
O jovem aplicou uma força que ele aplicou na corda foi de: Alternativa B) 150N.
Sabemos do enunciado que:
- Profundidade do poço = 8 m
- Densidade da caixa = 4 g/cm³
- Massa = 20 kg de massa.
- Aceleração da gravidade = 10 m/s²
- Densidade da água = 1,0 g/cm³
Então, para determinar a força que ele aplicou na corda, sem mudar sua velocidade, podemos aplicar o Princípio de Arquimedes, que estabelece que: "Um corpo totalmente ou parcialmente submerso em um fluido em repouso experimenta um impulso vertical para cima igual ao peso do fluido deslocado"
Assim o empuxo exercido por um fluido é calculado da seguinte maneira:
Onde:
- ρ = densidade do líquido;
- Vs = volume de líquido deslocado;
- g = aceleração da gravidade.
Primeiro, devemos calcular o volume de líquido deslocado, isso atravéz da relação existente entre o volume e massa, ou seja, a densidade
Agora, podemos determinar a força aplicada, lembrando que, como a velocidade é constante, a força adicionada ao empuxo equivale ao peso: