“O saque à Jerusalém, ponto de partida de uma hostilidade milenar entre o Islã e o Ocidente, não provoca, na hora, nenhuma reação. Foi preciso esperar cerca de meio século antes que o Oriente árabe se mobilize perante o invasor, e que a chamada ao jihad lançada pelo cádi de Damasco à tenda do califa seja celebrada como o primeiro ato solene de resistência. No início da invasão, poucos árabes medem imediatamente, como al-Harawi, a amplitude da ameaça vinda do Oeste. Alguns adaptam-se até rápido demais a nova situação. A maioria só procura sobreviver, amargurada e resignada. Alguns colocam-se como observadores mais ou menos lúcidos, tentando compreender esses acontecimentos tão imprevistos quanto novos.”
MAALOUF, Amin. As Cruzadas Vistas pelos Árabes. São Paulo: Braziliense, 2007. P.14.
O trecho acima traz reflexões sobre a forma como as cruzadas orientais foram recebidas pelos árabes, dos mais altos funcionários à população comum. Sabemos que a causa oficial, isto é, a propaganda do movimento, foi a propalada defesa da Terra Santa. Todavia, motivos subjacentes foram fundamentais para que o movimento fosse organizado. Assinale a alternativa que indica corretamente as principais causas sociais das expedições militares ao Oriente.
A) A luta pela expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, o aumento do número de andarilhos e miseráveis, e a expansão cristã no leste europeu.
B) O expressivo número de pessoas em situação de vulnerabilidade, que recorrentemente se dedicavam a atividades ilícitas, e as intensas disputas territoriais entre os membros do segundo estamento.
C) O aumento significativo das heresias, como a cátara e a albigense, o surgimento de andarilhos e miseráveis e a expulsão dos árabes da Península Ibérica.
D) O crescimento do número de andarilhos e miseráveis, as disputas territoriais entre a nobreza e o agravamento das revoltas no campo, conhecidas como "jacqueries".
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Explicação:
A) A luta pela expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, o aumento do número de andarilhos e miseráveis, e a expansão cristã no leste europeu. B) O expressivo número de pessoas em situação de vulnerabilidade, que recorrentemente se dedicavam a atividades ilícitas, e as intensas disputas territoriais entre os membros do segundo estamento. C) O aumento significativo das heresias, como a cátara e a albigense, o surgimento de andarilhos e miseráveis e a expulsão dos árabes da Península Ibérica. D) O crescimento do número de andarilhos e miseráveis, as disputas territoriais entre a nobreza e o agravamento das revoltas no campo, conhecidas como "jacqueries.
xlzinn:
pra que fazer isso?
Perguntas interessantes