O sangue materno e fetal não se mistura na placenta, no entanto, raros são os casos em que pequenas quantidades de sangue fetal podem passar para o sangue materno através de rupturas microscópicas na membrana placentária, principalmente na hora do parto, podendo gerar a doença hemolítica do recém-nascido, podendo causar surdez, anemia, problemas mentais e até mesmo levar o feto à morte. Atualmente, a doença hemolítica do recém-nascido é relativamente incomum, devido ao acompanhamento pré-natal, e a administração de imunoglobulina RhD na mãe para impedir o desenvolvimento da doença no feto.
Neste contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Geralmente a primeira criança não é afetada, a segunda criança que pode desenvolver a doença, caso ela seja Rh- e a mãe já tenha sido sensibilizada.
b. O anticorpo da mãe, anti-Rh, é transferido para o sangue fetal e faz com que haja hemólise das células do sangue Rh+ do feto, causando anemia. Correto
c. Se o feto é Rh- e a mãe é Rh-, as células fetais podem estimular a formação de anticorpos anti-Rh pelo sistema imunológico da mãe.
d. Essa doença pode ocorrer quando a mãe e o filho apresentam o fator Rh, e o pai não apresenta o fator Rh.
e. A doença hemolítica do recém-nascido, também chamada de eritroblastose fetal, é causada pela incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, relacionada ao sistema sanguíneo ABO.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta é a letra B.
Explicação:
A letra a está incorreta, estaria correta se ao invés de Rh- estivesse o Rh + , pois o Rh + que seria afetado pelo anti-Rh.
A letra b está correta. A mãe que possui Rh - e teve contato com o sangue com o Rh+ produz anti-Rh. Como o feto no caso é Rh+ ele é atacado pelo anti-Rh produzido pela mãe.
A letra c está incorreta porque se o feto e a mãe possuem Rh- , nenhum anti-Rh será produzido.
A letra d está incorreta porque a doença primeiramente não tem nada a ver com o pai apresentar ou não o fator Rh. O fator de Rh levado em consideração é o da mãe e o do feto. Que também não teriam problema caso os dois tivessem o fator Rh, somente se a mãe não tivesse, o feto tivesse e ela por alguma circunstância tivesse contato com esse sangue do feto.
A letra e está incorreta porque o sistema relacionado não é o ABO e sim o sistema Rh.
Sobre a eritroblastose fetal, está correta a alternativa b. O anticorpo da mãe, anti-Rh, é transferido para o sangue fetal e faz com que haja hemólise das células do sangue Rh+ do feto, causando anemia.
Na eritroblastose fetal a mãe que é Rh negativo gera um filho Rh positivo e durante o parto ela é sensibilizada e passa a produzir anticorpos anti-Rh. Ela precisa imediatamente receber tratamento para que não haja essa produção, pois em uma segunda gestação de um filho Rh positivo seu sistema poderia atacar o próprio feto, levando a uma hemólise das hemácias, causando um grave quadro de anemia hemolítica.
Esse quadro acontece quando na mãe é Rh negativo e cruza com um homem Rh positivo, o que vai gerar uma criança Rh positivo, de forma que no parto o contato do sangue da mãe com o sangue do bebê pode fazer com que o sangue dela reconheça o Rh positivo como patógeno.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/22081962