O sangue levado a todas as partes do corpo, além de substâncias necessárias à manutenção de uma vida saudável, pode, num determinado momento, conter produtos tóxicos ou, ainda, algumas substâncias em excesso ou em escassez. A excreção possibilita a remoção de diferentes substâncias presentes no sangue. Com relação a esse tema, podemos afirmar corretamente que no Efeito Bohr o sangue arterial torna-se:Requer resposta. Opção única. (1 Ponto) a) sangue venoso aumentando a concentração de gás oxigênio no mesmo. b) sangue venoso aumentando a concentração de gás carbônico no mesmo. c) sangue venoso aumentando a concentração de gás nitrogênio no mesmo. d) sangue venoso diminuindo a concentração de aminoácidos no mesmo. e) sangue venoso diminuindo a concentração de gás hidrogênio no mesmo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Componentes do sistema circulatório
Antes de entender o processo de circulação do sangue pelo corpo, é fundamental conhecer os componentes do sistema circulatório. São eles: sangue, coração e vasos sanguíneos.
Sangue
O sangue é o líquido que circula entre as artérias e veias com as funções de absorver o oxigênio e nutrientes, e distribuí-los entre as células, além de eliminar substâncias tóxicas do organismo, estabelecer relações entre as suas várias partes, contribuir para o equilíbrio da temperatura e ajudar na sua defesa.
Coração
Órgão central do sistema circulatório, o coração é o responsável por bombear sangue para as diversas partes do corpo. Localizado na caixa torácica, entre os pulmões, impulsiona o sangue por meio dos movimentos de contração ou sístole, relaxamento e diástole.
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.
O coração é estruturado da seguinte maneira:
- Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração;
- Endocárdio: reveste o seu interior;
- Miocárdio: fica localizado entre o pericárdio e o endocárdio;
- Átrios ou aurículas: são as cavidades localizadas nas partes superiores, por onde o sangue chega ao coração;
- Ventrículos: são as cavidades da parte inferior, região por onde sai o sangue;
- Válvula tricúspide: estrutura que impede o refluxo do sangue do átrio direito para o ventrículo direito;
- Válvula mitral: evita o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
Explicação: