O sangue é composto por plasma sanguíneo, dois tipos celulares e fragmentos celulares nomeados plaquetas. a) Escreva os nomes dos dois tipos celulares presentes no sangue. b) Descreva a função de cada tipo celular respondido na letra "A
Soluções para a tarefa
Resposta:a)As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.
b)Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.
Glóbulos brancos (leucócitos): são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos como vírus ou bactérias e também nos protegem contra substâncias estranhas. Para defender o corpo adequadamente, uma quantidade suficiente de leucócitos deve ir aonde é necessário, matar e digerir os organismos e as substâncias prejudiciais.
Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõem o sistema de coagulação do sangue e age na prevenção de hemorragias. Chama-se de plaquetopenia a baixa contagem de plaquetas no sangue. O número reduzido de plaquetas pode ser decorrente da falta de produção, por uso de determinados medicamentos ou por destruição.
Resposta:
Explicação:
a)O plasma é constituído, em sua maioria, de água e proteínas. As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.
b)As hemácias, também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são células encontradas em grande quantidade em nosso sangue. Em média, encontram-se de 5 a 6 milhões de hemácias a cada microlitro de sangue em nosso corpo. Essas células sanguíneas vivem em média 120 dias. Após esse período, são destruídas, principalmente no baço.
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores relacionadas com a defesa do nosso organismo contra infecções. Em média, encontramos de 5 a 10 mil leucócitos a cada microlitro de sangue, sendo normal esse número aumentar em casos de infecção. Denomina-se de leucocitose o aumento de leucócitos no sangue e de leucopenia a presença de poucos leucócitos.
As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos, células grandes da medula óssea. São estruturas anucleadas, pequenas, que apresentam cerca de 2 a 3 µm de diâmetro e possuem uma forma de disco. Em média, são encontradas cerca de 250 a 400 mil plaquetas em cada microlitro de sangue em nosso corpo.