Sociologia, perguntado por Rodrigotiger, 11 meses atrás

o samba- enredo de 1968 reflete e reforça uma concepção acerca do fim da escravidão ainda viva em nossa memória, mas que não encontra respaldo nos estudos historicos mais recentes nessa concepção ultrapssada abolição e apresentada como:


a)conquista dos trabalhdores urbanos livres, que dendavam a redução da jornada de trabalho.


b) concessão do governo, que ofereceu beneficios aos negros, sem consideração pelas lutas de escravos e abolicionistas.


c) ruptura na estrutura socieconomica do país, sendo responsável pela otmização da inclusão social dos libertos.

d) fruto de um pacto social, uma vez que agradaria os agentes históricos envolvidos na questão; fazendeiros, governos e escravos.

e) forma de inclusão social, uma vez que a abolição possiblitaria a concretização de direitos civis e sociais para os negros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
74

A alternativa C está correta.

A segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, e, nossa região Sul passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870.

A primeira etapa do processo de melhorias foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil, e, anos mais tarde em 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre.

Por fim, em 1885, foi  promulgada a lei Sexagenários que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade, e, logo depois,  em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros.

Respondido por mauriciomdgmarchiori
47

Resposta:

Letra B

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes