O salto em altura desafia a gravidade com a força do próprio corpo. O saltador deverá transpor uma barra à maior altura, utilizando-se de técnicas adequadas para tal. O salto é uma atividade muito popular e importante para o desenvolvimento da motricidade. Crianças se divertem ao realizar atividades para transpor obstáculos. OLIVEIRA, Humberto Garcia de. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá: Unicesumar, 2018. Sendo assim, analise as afirmações a abaixo referentes ao salto em altura. I. O objetivo dessa modalidade é transpor a barra. II. O estilo "fosbury flop" é o menos utilizado ultimamente. III. O centro de gravidade orienta a altura do salto, quando utilizado uma técnica adequada. IV. O estilo tesoura é uma variedade da técnica do salto em altura utilizado na iniciação. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e IV, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A afirmativa I é verdadeira, pois o objetivo da modalidade é saltar o mais alto possível, transpondo a barra fixa.
A afirmativa II é falsa, pois o "fosbury flop", ou o salto de costas, é o mais utilizado atualmente pelos profissionais.
A afirmativa III é verdadeira, pois um centro de gravidade alto (que é o desejável) na fase de impulsão auxilia no salto, orientando, assim, a sua altura.
A afirmativa IV é verdadeira, pois o estilo tesoura é um estilo iniciante/amador, e nem exige o uso de um colchão para a aterrissagem, de modo que serve tanto para a iniciação na prática quanto para a adaptação em ginásios (ou mesmo escolas) com poucos recursos.
É correta a alternativa 4.
Resposta: I, III e IV, apenas.
Explicação: Livro Esportes Individuais: Atletismo (paginas 111 e 112)
O principal objetivo do salto em altura é transpor a barra e, para que isto ocorra de forma adequada e eficiente, o saltador deverá elevar o centro de gravidade acima da barra e utilizar uma das técnicas permitidas pelo regulamento técnico da prova.
Existe grande variedade de técnicas para o salto em altura: o estilo tesoura, utilizado na iniciação, não tem a necessidade de um colchão; o estilo “rolo ventral”; e o mais utilizado atualmente, o estilo “fosbury flop”, ou de costas.