Administração, perguntado por alaispaixao, 1 ano atrás

O salário pode ser pago sob diversas formas, sendo que todas serão consideradas juridicamente normais, desde que reflitam a verdade dos fatos. Considerando as formas especiais de salário, que têm natureza salarial, mas não são o salário em si, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

O abono significa desconsiderar a falta do empregado, não promovendo o desconto pelo dia não trabalhado.


O adicional de horas extras obrigatoriamente será pago ao empregado sempre que o mesmo realizar trabalho extraordinário à razão de pelo menos 40% sobre a hora normal.


O adicional de insalubridade é devido quando o trabalhador que presta serviços tem contato permanente com elementos inflamáveis ou explosivos.


O adicional de periculosidade é devido ao trabalhador que presta serviços em atividades insalubres.


O adicional de transferência é devido ao trabalhador quando for transferido provisoriamente para outro local, desde que importe mudança de sua residência.

Soluções para a tarefa

Respondido por LARIHHLZ
3

Olá,

 

Para responder essa questão é necessário o entendimento legal e jurisprudência em direito do trabalho.



a)Incorreto.  Abono salarial é um benefício que se da ao trabalhador que recebe até 2 salários mínimos. Previsto no art. 239 da CF e na Lei nº 7998/90

Obs. Popularmente a gente diz abonar a falta, porém não encontrei nenhum fundamento legal ou jurisprudencial com esse termo.

Portanto, estou levando em consideração o uso principal da palavra “abono” no direito do trabalho.


b)Incorreto. O art. 7º, XVI da CF prevê que o adicional pago pelo trabalho extraordinário deve ser pelo menos 50%.

c)Incorreta. O adicional de insalubridade é devido quando o empregado presta serviço exposto a agentes nocivos a saúde. Art. 189, CLT


d)Errado. Para as atividades insalubres é devido o adicional de insalubridade. O Adicional de periculosidade é devido para quando o empregado está exposto  atividades perigosas( art. 193, CLT).

e)O adicional de transferência é devido ao trabalhador quando for transferido provisoriamente para outro local, desde que importe mudança de sua residência.  – correto (art. 469, §2º da CLT - OJ Nº 113 do TST)

 

 




Respondido por raphaelrv
0

Resposta:

O adicional de transferência é devido ao trabalhador quando for transferido provisoriamente para outro local, desde que importe mudança de sua residência.

Explicação:

Vide p. 85 do livro. “O adicional de transferência e devido ao trabalhador quando for transferido provisoriamente para outro local, desde que importe mudança de sua residência.”

Perguntas interessantes