O salário é o valor pago em retribuição à mão de obra disponibilizada. Apesar de comumente ser pago mensalmente ao empregado, essa não é a única prática para se efetuar o pagamento. BENEDITO, Mariane Helena Lopes. Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho. Maringá-Pr. Unicesumar, 2016. Com relação as formas de pagamento de salário, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Salário por tempo: é aquele pago pelo tempo que o funcionário fica à disposição do empregador. II. Salário por produção: normalmente utilizado na indústria, é o pagamento por unidade produzida. III. Salário em dinheiro: é o pagamento em espécie (ou equivalente), para evitar pagamentos em bônus, moeda estrangeira, cupons, etc. IV. Salário em utilidades: além do pagamento em dinheiro, o empregador poderá fornecer utilidades ao empregado, como alimentação, habitação, vestuário. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
Pág: 79/80
Resposta:
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
I. Salário por tempo: é aquele pago pelo tempo que o funcionário fica à disposição do empregador.
VERDADEIRO, Vide p. 79 do livro. “E aquele pago em função do tempo, no qual o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu a disposição do empregador, ou seja, a hora, o dia, a semana, a quinzena, o mês, excepcionalmente um tempo maior.”
II. Salário por produção: normalmente utilizado na indústria, é o pagamento por unidade produzida.
VERDADEIRO, Vide p. 79 do livro. “E aquele calculado com base no número de unidades produzidas pelo empregado. Cada unidade e retribuída com um valor fixado pelo empregador antecipadamente.”
III. Salário em dinheiro: é o pagamento em espécie (ou equivalente), para evitar pagamentos em bônus, moeda estrangeira, cupons, etc.
VERDADEIRO, Vide p. 80 do livro. “O salário deve ser pago em dinheiro, em moeda de curso forcado. O objetivo principal do pagamento em dinheiro e evitar o pagamento em vales, cupons, bônus ou ainda o pagamento em moeda estrangeira, entre outros.”
IV. Salário em utilidades: além do pagamento em dinheiro, o empregador poderá fornecer utilidades ao empregado, como alimentação, habitação, vestuário.
VERDADEIRO, Vide p. 80 do livro. “(...) além do pagamento em dinheiro, o empregador poderá fornecer utilidades ao empregado, como alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura.”