O sal de cozinha é considerado tanto mocinho quanto vilão para o nosso organismo; se ingerido em quantidades acima do recomendado, pode causar vários danos ao nosso organismo, o mesmo acontece quando em quantidades muito abaixo do recomendado.
Sobre esse composto, é CORRETO afirmar:
a) É formado por uma mistura de sódio e cloro.
b) Na temperatura ambiente, também pode ser encontrado no estado gasoso.
c) Misturado com água, forma o soro fisiológico (em proporção apropriada), que pode ser utilizado como medicamento para o organismo humano.
d) Não causa danos ao organismo humano em hipótese alguma.
e) É encontrado somente na água do mar.
Estou em dúvida entre a letra A e letra C. De acordo com os meus conhecimentos ambas estão corretas. Procede?
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Não pode ser a letra A porque mistura é quando há mais de uma substância e o sal de cozinha (cloreto de sódio) é apenas uma substância formada pelos elementos químicos Cl e Na.
Ex.:
O ar é uma mistura. Possui CO2, O2, N2 ... (uma mistura homogênea - não possui fases)
O O2 é uma substância (uma substância simples porque tem apenas uma espécie de elemento químico, o oxigênio); o CO2 é uma substância (uma substância composto porque tem mais de uma espécie de elemento químico, o Oxigênio e o Carbono).
O sal de cozinha é uma substância química, encontrado no estado sólido em temperatura ambiente e quando diluído na água forma o soro fisiológico(letra C).
Sal de cozinha
O sal de cozinha é um composto químico formado por átomos de sódio e de cloro, formando uma substância(e não mistura) NaCl, o qual tem propriedades químicas e físicas diferentes dos átomos isoladamente. O sal é encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
O cloreto de sódio pode ser diluído na água e na proporção de 0,9% forma o soro fisiológico, muito usado em internações hospitalares. A ingestão de quantidades mais do que as recomendadas desse sal, pode levar a hipertensão.
Outra questão sobre sal de cozinha:
https://brainly.com.br/tarefa/24292379
Agora entendi onde eu errei na interpretação da letra A