Geografia, perguntado por MariaIsaBel8728, 1 ano atrás

O sagrado, o profano e a geopolítica
A Filosofia difere da Teologia quanto ao método, às perspectivas e ao objeto. Contudo, nas humanidades a discussão religiosa está frequentemente presente. Na Geografia isso é particularmente notado na análise dos conflitos territoriais, muitas vezes impregnados de religiosidade, como são os que se passam na índia, no Paquistão e em Bangladesh, por exemplo.
Logo após a independência, em 1947, o Império Britânico da índia (Raj Britânico) fragmentou-se primeiramente em dois, depois em três novos Estados: índia, Paquistão e Bangladesh. O ingrediente religioso foi determinante nessa reorganização territorial que originou novos Estados. A intolerância religiosa levou ao assassinato de Mahatma Gandhi, em 1948, por um fundamentalista de sua própria seita. Igualmente motivada pela religião, verificou-se o maior fluxo migratório da história: hinduístas migravam do novo Paquistão para a índia e muçulmanos faziam o caminho contrário.

1. Considerando o mapa acima, a questão religiosa e alguns pressupostos da Filosofia, pesquise e discuta com os colegas sobre a importância da religião nessa região do globo e seu impacto sobre o território.
2. Pesquise e discuta com seus colegas sobre a independência de Bangladesh e suas razões.
3. Apesar da distinção entre Teologia e Filosofia, são conhecidos filósofos religiosos na história da Filosofia. Procure saber sobre o assunto e discorra, em poucas linhas, sobre os trabalhos desses filósofos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
18
Olá,

A religião, como o retrato de uma cultura, influencia socio-culturalmente nas características dos países. No caso da Índia, Blagadesh e Paquistão o conflito religioso, além do econômico motivou o conflito pela Independência de Bangladesh, que durou de 26 março até 16 de dezembro de 1971.
Este conflito foi motivado pelas diferenças étnicas e religiosas entre Bangladesh e índia, o que motivou o povo a criar uma nação própria.
Os teólogos se dedicam ao estudo da religião, enquanto os filósofos aborda o sentido do universo.
Um exemplo de filósofo e religioso é São Tomás de Aquino, que possuia estudos tanto na área da razão natural quanto da teologia especulativa.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes