Psicologia, perguntado por pollyemannuel2, 3 dias atrás

O saber da medicina permeia grande parte do conteúdo dos documentos normativos que constituem a PNSIPN (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra). A partir da concepção ampliada de saúde, o racismo e o racismo institucional são trazidos na política como fatores importantes a serem considerados quando se trata das formas de adoecimento da população negra, uma vez que estes são reprimidos e restringidos, através de práticas discriminatórias no cotidiano, durante uma ação da polícia, nas instituições de ensino e em todas as esferas do social, naturalizando esse lugar como um lugar de subordinação Fonte: CENTENO, Silvia Regina; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; ANDRADE, Sandra dos Santos. Representações de sujeito negro/a na política nacional de saúde integral da população negra: uma análise cultural. Textura: revista de letras e história. Vol. 20, n. 42 (jan./abr. 2018), p. 154-176, 2018.)


Levando-se em consideração as questões de raça, cor, etnia e as questões de saúde, podemos afirmar que:


A partir da concepção ampliada de saúde, comprava-se que questões biológicas são primordiais na desorganização do sistema saúde-doença das populações negras.


Questões políticas e sociais como a perseguição policial e a desigualdade econômica podem produzir adoecimentos específicos para a população negra.


A população negra, biologicamente, tem mais chances de desenvolver o uso abusivo de álcool e outras substâncias.


As questões raciais não interferem na produção de adoecimentos da população negra porque somos todos iguais perante a lei.


Os sistemas de saúde estão isentos da reprodução de racismos, justamente, porque o cuidado em saúde impede que preconceitos e discriminações estejam nesses espaços.

Soluções para a tarefa

Respondido por moreninhafofeti
9

Resposta:

Questões políticas e sociais como a perseguição policial e a desigualdade econômica podem produzir adoecimentos específicos para a população negra.

Explicação:

Assim como o texto apresenta, a partir de uma concepção ampliada de saúde, questões sociais, políticas e culturais interferem diretamente na (des)manutenção do sistema saúde-doença da população.

Eu acabei de fazer um teste de conhecimento e essa questão caiu. Espero que consiga responder.

Respondido por jairommonteiro
0

Resposta: letra B

Explicação:Questões políticas e sociais como a perseguição policial e a desigualdade econômica podem produzir adoecimentos específicos para a população negra.

Perguntas interessantes