História, perguntado por RayanneSousa7221, 1 ano atrás

"O s postos administrativos |na época colonial brasileira] caracterizavam -se pela não profissionalização, concentrando-se sob o dom ínio dos nobres ou da burguesia enriquecida. Diante desses fatos, é possível inferir que os cargos públicos adm inistrativos centravam-se muitas vezes nas mãos de indivíduos isentos de com petência para ocupá-los. [...] não havia distinção entre a esfera econôm ica e a política, acarretando, assim , a apropriação do patrimônio estatal por parte dos representantes do Estado. No período colonial, a administração pública ficou fortemente caracterizada por seu caráter patrim onialista, tornando a organização governamental muito mais um bem a ser explorado, que uma estrutura funcional a serviço do interesse público. Essa situação perdurou não apenas na época colonial, mas também durante o Império e a República Velha (1889-1930)."

Segundo o texto, na colônia portuguesa não havia distinção entre
a) nobres e burgueses.
b) o interesse público e o privado.
c) cargos públicos e interesse público.
d) postos públicos e burguesia enriquecida.
e) postos administrativos e atividades profissionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
9

Olá!


Vamos analisar as alternativas:


A) Esta alternativa está incorreta: A condição de nobre se dava graças ao nascimento, enquanto o burguês tinha enriquecido, mas não necessariamente era bem nascido.


B) Esta alternativa esta correta: O interesse público, se aqui aplicarmos a ideia de que era o interesse do governo, estava atrelado ao interesse da burguesia, que representava o capital privado. Tanto que várias vezes, os mesmos ocupavam cargos públicos sem ter a capacidade profissional para o mesmo, em nome desses interesses.


C) Esta alternativa está incorreta: Os cargos funcionavam como moeda de troca, mas não necessariamente eram postos em relação aos interesses públicos.


D) Esta alternativa está incorreta: O texto em questão não trás nenhum indicio de que essa associação fosse distinta ou não.


E) Esta alternativa está incorreta: Tanto havia essa distinção, que quase nunca existiam verdadeiros profissionais nestes postos.


Logo, a alternativa correta é a alternativa de letra B.


Perguntas interessantes