O Roteador é um dispositivo de rede que permite interligar redes distintas, a Internet é composta por inúmeros roteadores interligados entre si. Um roteador também pode ser utilizado para unir duas redes que utilizem protocolos de rede distintos e que este
Soluções para a tarefa
Bom, não entendi a pergunta, mas vou esclarecer, em caso de afirmativa.
Um Roteador (Definidor de Rotas/Caminhos) é um Dispositivo ATIVO de rede, que sim, interliga diferentes redes (Que estão em endereços IP diferentes), e faz o encaminhamento dos pacotes trafegados nela, orientando-os por toda a rede, até que se confirme que a requisição foi concluída com sucesso.
Existe a Pilha de Protocolos mais usadas na rede é a TCP/IP, também a UDP/IP. Esses são Pilhas de procolos, e para funcionarem, precisam SIM falar a "mesma língua", ou seja, precisam se compreender, e isso acontece por meio dos Protocolos de Rede em aceitas por ambos os Dispositivos.
Agora sim, os dispositivos podem funcionar por meio de diferentes Arquiteturas de rede.
Por exemplo, quando eu acesso um Vídeo no YouTube, estou eu acessando uma Informação, um arquivo de mídia, que me é transmitido por Streaming, essa informação percorre um CAMINHO FÍSICO de sua Origem até o seu Destino, no caso, meu Computador/Smartphone.
Entre essa origem e destino, pode existir diversas arquiteturas de rede.
Digamos que os Mainframes do YouTube sejam todos Fibra Óptica (IEEE 802.8), mas quando chega no meu provedor, talvez ele seja Ethernet (IEEE 802.3), aí quando chega na minha casa, a Arquitetura seja Wi-Fi (802.11).
Perceba que a Informação, até chegar aos meus dispositivos, se Transformam em Luz (Fibra), Eletricidade (Ethernet) e Rádio (Eletromagnetismo - Wi-Fi), agora sim, esses dispositivos devem sim seguir um Modelo para poderem se comunicar, uma linguagem, e isso são os protocolos de rede.