O rompimento pelos nazistas do Pacto Germano-Soviético assinado entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1939, causou espanto mundial. Em que consistia este acordo? * a) Tratados realizados entre Hitler e Stalin para que ambos não atacassem a Polônia. b) Acordo de não agressão entre Alemanha e União Soviética por dez anos e uma cláusula que incluía a divisão da Polônia entre os dois países. c) Política de acordos entre Hitler e Stalin de que estabelecia a neutralidade em caso de um conflito armado na Europa.
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) Incorreta. Hitler e Churchill não firmaram acordos durante a Segunda Guerra Mundial. O alemão Hitler formava o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e o inglês Churchill fazia parte dos Aliados (Inglaterra, França, URSS, EUA).
b) Incorreta. O Pacto anti-Komintern consistiu no combate ao comunismo entre Alemanha, Itália e Japão.
c) Correta. O Pacto Germano-Soviético firmado entre Hitler e Stálin no ano de 1939 tinha como objetivo uma política de não agressão e neutralidade entre a Alemanha nazista e a União Soviética Socialista por dez anos.
d) Incorreta. O Pacto-Germano Soviético dava à Alemanha e à URSS o direito de incorporação de territórios da Polônia, porém a Inglaterra e a França (que pertenciam à Liga das Nações) não apoiaram a invasão da Polônia pela Alemanha no ano de 1939, sendo este um dos principais motivos para a eclosão da guerra.
e) Incorreta. Política de não agressão entre Alemanha e URSS, pois a URSS estava neutra na guerra até 1941, quando os nazistas romperam o Pacto Germano-Soviético, fazendo com que a URSS entrasse na guerra.