Psicologia, perguntado por LIVIAGRAZIELLY, 1 ano atrás

O rompimento da amizade com Freud levou Jung a desenvolver sua própria linha de pesquisa, a qual ele denominou de ‘Psicologia Analítica’. Dentro dessa perspectiva, Jung postulou que, além do inconsciente pessoal, que contém basicamente o material resultante do recalque (ponto no qual ele converge totalmente com Freud), a pessoa possui também um inconsciente coletivo.

Sobre o inconsciente coletivo, identifique a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Traumas, emoções e imagens do passado pessoal que influenciam o presente.

Alternativa 2:
Histórico de vida contendo emoções e memórias individuais que direcionam as ações.

Alternativa 3:
Símbolos, imagens pessoais que disputam espaço de forma a configurar a realidade pessoal.

Alternativa 4:
Constituído pelos símbolos e imagens sociais, arquétipos que condicionam e influenciam as ações individuais.

Alternativa 5:
Arquétipos são tipos de ações que parecem determinadas socialmente, numa ação de fora pra dentro, mas que não influenciam ou direcionam a vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa que melhor se aplica como correta é a 3. 


Partindo deste ponto, podemos observar que o inconsciente coletivo, pode ser observado como o conjunto de materiais que foram herdados, como imagens entre outros fatores.

Deste modo, é interessante ressaltar que dentro do inconsciente coletivo, residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.


Espero ter ajudado;

Um abraço. 

EDILEYMFSilva: Resposta é á alternativa 4
Respondido por thayalmeiida1
7

Resposta 4

O Inconsciente Coletivo ou Psique Objetiva é a parte do inconsciente que se distingue do inconsciente pessoal e constituído por imagens primordiais (primeiras imagens) ou arquétipos (imagens antigas, antepassado).

Arquétipos (são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo) são predisposições ou potencialidades existentes na psique humana, ou seja, universais e herdadas e que não dependem da experiência pessoal para existirem, mas que somente são ativadas pelas experiências de vida.

Perguntas interessantes