O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.
(Eça de Queirós)
Assinale a alternativa que não está de acordo com as definições de Eça de Queirós acerca do Realismo.
a.
As preocupações psicológicas da prosa de ficção realista levaram o romancista a uma conscientização do próprio "eu" e à manifestação de sua mais profunda interioridade.
b.
O Realismo, marcado por um forte espírito crítico, assumiu uma atitude combativa diante dos problemas sociais contemporâneos.
c.
O autor realista procura retratar com fidelidade a psicologia da personagem, demonstrando um interesse maior pelas fraquezas humanas e pelos dramas existenciais.
d.
Em oposição à idealização romântica, o escritor realista procurou descobrir a verdade de suas personagens, dissecando-lhes o comportamento.
e.
O sentido de observação e análise vigente no Realismo exigiu do escritor uma postura racional e crítica, diante das contradições do homem enquanto ser social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
A)As preocupações psicológicas da prosa de ficção realista levaram o romancista a uma conscientização do próprio "eu" e à manifestação de sua mais profunda interioridade.
Explicação:
Perguntas interessantes
Saúde,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás