O romance realista, de modo geral, defende – e, por isso, é um romance de tese –, que a decomposição da sociedade acontece porque as instituições não acompanham os avanços da ciência e, assim, ficam obsoletas. A tese está no fato de que esse romance foca no novo mundo, intimamente ligado à República e ao socialismo, ao progresso científico.
FASCINA, D. L. M.; OLIVEIRA, N. Literatura Brasileira. Maringá: Unicesumar, 2020.
O Realismo surge como um movimento de contraposição ao romantismo, desconstruindo diversos aspectos do discurso de seu movimento antecessor. Considerando o excerto apresentado e as discussões sobre a prosa realista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os textos do Realismo, sobretudo o de autoria de Machado de Assis, buscam apresentar um retrato fidedigno da sociedade brasileira do século XIX, usando, para isso, o discurso científico, sociológico, e desprezando as questões emocionais e psicológicas na construção das personagens.
PORQUE
II. Machado de Assis não poupava os variados grupos que formam a sociedade em suas obras, refutando a forma açucarada dos textos românticos para, a partir do uso do sarcasmo e da ironia, construir obras que denotam ácidas críticas ao falso moralismo e à corrupção dos homens em vários aspectos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A afirmação I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As afirmações I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
josilenesantos138670:
Eu também marquei a alternativa 4
Perguntas interessantes