O romance Lucíola pertence à chamada fase urbana da produção ficcional de José de Alencar. Neste livro, a) O autor discute a desigualdade social no meio urbano. b) O autor mostra a prostituição como um grave problema social urbano. c) Não há uma típica narrativa romântica, pois o autor fala de prostituição, que é um tema naturalista. d) Não existe a presença do amor; há apenas promiscuidade sexual. e) O autor focaliza o drama da prostituição na esfera do indivíduo, mostrando a diferença entre o ser e o parecer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
É correta a alternativa E.
Em Lucíola, José de Alencar busca abordar a vida urbana não a partir da manifestação de estruturas sociais ou de um ponto de vista necessariamente político, mas sim a partir das questões pessoais da protagonista (Lucíola), demonstrando as consequências pessoais que a prostituição (uma instituição social fundamentava na desigualdade) apresenta para a protagonista.
O romance também traz no enredo a questão entre a realidade subjetiva e as aparências sociais, de modo que o drama de Lucíola é encarnado no medo de que seja socialmente exposta.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás