Português, perguntado por biancaandlarry1670, 1 ano atrás

o romance de 30 retomou a concepção determinista presente na prosa naturalista,explorando a relação emtre o homem e o meio natural. no texto em estudo,como se da essa relação? nesse contexto que sentido o título da obra adquire?

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
312

Olá!


O texto a que se refere o exercício segue em anexo.


A animalização do homem, típica do Naturalismo, pode ser vista na maneira brutal, ríspida, fria e selvagem como Fabiano trata seu filho mais novo no capítulo lido.


Além disso, o fato de os dois filhos da Sinhá Vitória com Fabiano não terem nome os torna indignos, não-identificáveis, animalizados. Vale lembrar que a cadela da história possui um nome, enquanto as crianças não.


A "mudança" a que se refere o título do capítulo é a forma mais piedosa como Fabiano olha seu filho após certo tempo, fato este que o humaniza diante do leitor.


O título da obra, "Vidas Secas", abrange as vidas dos sertanejos retirantes, geralmente tratados como indigentes.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Anexos:
Respondido por ingridyoliveir
96

Resposta: O nome próprio é uma maneira de conferir identidade e singularidade a algo ou alguém; portanto, a ausência dele ressalta, criticamente, a ideia de existência insignificante e miserável do retirante, entregue a uma situação de descaso e de abandono.

Explicação:

Perguntas interessantes