O Role-Playing Game (RPG) surge, então, em um quadro em que o ato de jogar se encontra incluído na prática cotidiana de diversas sociedades nas mais variadas faixas etárias. E vai diferir de seus antecedentes por propor uma prática cooperativa e não competitiva entre seus participantes. Sua sigla vem do inglês e significa jogo de interpretação de papéis. Essa aventura é narrada por um árbitro normalmente chamado de Mestre, que, por sua vez, descreve tudo o que ocorre nos cenários, como o que os jogadores vêem, ouvem, sentem, etc. Os jogadores, em seguida, descrevem o que seus personagens fazem frente à situação proposta, o Mestre narra o resultado das ações dos personagens, e assim sucessivamente . O funcionamento é similar a um teatro, só que aqui a peça vai sendo escrita na medida em que acontece, e cada personagem define o próprio roteiro e todos os personagens coadjuvantes são interpretados pelo Mestre. Cada jogador pode criar sua personagem seguindo uma limitação proposta pelo sistema de RPG em uso.
Esse jogo de interpretação vem ganhando espaço no campo da pedagogia, sendo cada vez mais utilizado em salas de aulas e em oficinas com o objetivo de promover novas técnicas de ensino. Devido ao seu caráter lúdico e à sua inserção no contexto de cultura em massa, o RPG promoveria uma conduta mais ativa e dinâmica entre os alunos. Já existem atividades no ambiente escolar em que os alunos são incentivados a interpretar, mas essas mesmas atividades não proporcionam a variedade de cenários e diálogos oferecidos pelo RPG, ficando restritas a eventos específicos .
Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I– O role-playing é uma técnica do sociodrama, que surge como uma metodologia de trabalho em grupos, por meio da dramatização/ teatro espontâneo. Essa metodologia, contudo, não permite que o sujeito vivencie diversos papéis intervindo em situações-problema que acomete um grupo.
II– Uma possibilidade de trabalho pedagógico é o role-playing, que é uma apresentação lúdica dos papéis sociais. O papel desenvolvido pelo sujeito ou pelo grupo é extremamente importante e necessita ser visto para além da representação, mas, como é de fato, real.
III– Para sua realização é necessário um sujeito que toma o papel de protagonista e outros sujeitos que comporão a cena, inclusive de uma plateia.
IV– A partir da constituição e vivência da cena que provoca uma catarse de integração e entendimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Incorreto
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CORRETA CORRIGIDO PELO AVA: Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
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13
Resposta:
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. Correto
Explicação:
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