ENEM, perguntado por eduardaE5497, 8 meses atrás

o retrato do sertão se o poeta marinheiro cantar as belezas do mar, como poeta roceiro quero o meu sertão cantar com respeito e com carinho. meu abrigo, meu cantinho, onde viveram meus pais. o mais puro amor dedico ao meu sertão caro e rico de belezas naturais. [...] é diferente da praça a vida no meu sertão; tem graça, tem muita graça uma noite de são joão. no clarão de uma fogueira, tudo dança a noite inteira no mais alegre pagode, e um caboclo bronzeado num tamborete sentado tocando no pé de bode. assaré, p. cante lá que eu canto cá. 13. ed. petrópolis: vozes, 2002. o poema de patativa do assaré é importante para o patrimônio literário nacional, uma vez que expõe a as belezas naturais, a cultura popular e a alegria do sertão. b os ofícios de cantor e músico como os mais populares do nordeste. c a oposição entre a abundância de água no mar e a falta dela na região nordeste. d a dificuldade de permanecer no lugar em que os pais do eu lírico viveram por causa da seca. e as riquezas da região advindas da urbanização e de consequentes oportunidades de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por leklek56
1

Resposta:

Trata-se da vida difíciI do sertanejo (o povo do sertão). Repleta de dificuldades, desafios, seca, fome, analfabetismo, desemprego, entre outros.

Apesar de tudo, tem sua vida digna, tem seu valor, sua cultura e sua importância. Aliás, sua beleza é exuberante e suas festas são unicas e especiais. Tanto como indivíduo, como para a representatividade de um povo, tem sua forma e suas características únicas.

Infelizmente tem sofrimento, e manipulação política sobre o povo. Quanto à saúde, educação, saneamento básico, moradia, deixa a desejar.

Tem sua cultura, sua história e seus costumes que jamais serão destruídos, pois corre nas veias e faz parte de nossas vidas, do nosso país e de nossa literatura, sendo o retrato de uma nação que está enraizada e corre em nossas veias, tudo em nome do retrato do sertão, para o mundo todo se envolver e fazer parte desta natureza.

Explicação:

Só vai

Perguntas interessantes