o retrato do sertão se o poeta marinheiro canta as belezas do mar, como poeta roceiro quero o meu sertão cantar com respeito e com carinho. meu abrigo, meu cantinho, onde viveram meus pais. o mais puro amor dedico ao meu sertão caro e rico de belezas naturais. [...] é diferente da praça a vida no meu sertão; tem graça, tem muita graça uma noite de são joão. no clarão de uma fogueira, tudo dança a noite inteira no mais alegre pagode, e um caboclo bronzeado num tamborete sentado tocando no pé de bode. assaré, p. cante lá que eu canto cá. 13. ed. petrópolis: vozes, 2002. o poema de patativa do assaré é importante para o patrimônio literário nacional, uma vez que expõe
Soluções para a tarefa
Resposta:
É o que se lê na primeira estrofe: “Se o poeta marinheiro / Canta as bele- zas do mar, / Como poeta roceiro / Quero o meu sertão cantar / Com respeito e com carinho. / Meu abrigo, meu cantinho, / Onde viveram meus pais. / O mais puro amor dedico / Ao meu sertão caro e rico / De belezas natu- rais
O poema O retrato do sertão, de Patativa do Assaré, expõe as belezas naturais, a cultura popular e a alegria do sertão. Alternativa A.
O retrato do sertão, de Patativa do Assaré
Ao invés de destacar as paisagens áridas e sofridas dos contextos sertanejos, assim como fazem muitos artistas em suas obras, Patativa do Assaré propõe uma nova abordagem, mais focada no que há de bonito nesses locais, sejam, as tradições do povo ou o próprio povo, que mesmo em meio à precariedade consegue se divertir, especialmente em épocas como o São João.
O poeta demonstra ainda a valorização quanto às suas raízes, evidenciando que não importa o desejo dos filhos e netos dos sertanejos em permanecer ou deixar o sertão, serão sempre parte daquela localidade.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. as belezas naturais, a cultura popular e a alegria do sertão;
- b. os ofícios de cantor e músico como os mais populares do nordeste;
- c. a oposição entre a abundância de água no mar e a falta dela na região nordeste;
- d. a dificuldade de permanecer no lugar em que os pais do eu lírico viveram por causa da seca;
- e. as riquezas da região advindas da urbanização e de consequentes oportunidades de trabalho.
Aprenda mais sobre as obras de Patativa do Assaré: brainly.com.br/tarefa/13843127
#SPJ2