Biologia, perguntado por renyhoffman52, 6 meses atrás

O retículo endoplasmático (RE) é constituído por uma rede de membranas que delimitam cavidades das mais diversas formas. O RE se estende a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma, formando uma rede tridimensional de cavidades que se intercomunicam. Tomando como referência as características do RE, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mairaazevedo23
17

Resposta:

letra E

Explicação:


izzyresta: RESPOSTA: e V-V-V-F
izzyresta: corrigido pelo AVA
alineferreira27: Certooo
Respondido por lorenzogh
5

Resposta:

V, V, V, F

Explicação:

(V) Dentre as funções do Retículo Endoplasmático, estão a produção de proteínas e lipídios e a síntese de hormônios. VERDADE

O retículo endoplasmático (faz parte do sistema endomembranoso) é exclusivo das células eucariontes. Constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com o envoltório nuclear (carioteca). O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lípidios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular.

(V) O RE granular possui ribossomos aderidos a ele. VERDADE

O retículo endoplasmático rugoso ou granular é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. O Retículo endoplasmático liso (agranular) não possui ribossomos.

(V) O retículo sarcoplasmático está presente em células musculares, fundamental no processo de contração muscular. VERDADE

O retículo sarcoplasmático é o retículo endoplasmático das células musculares. Especializado no armazenamento de íons cálcio e quando libera Ca para o citoplasma gerando contração muscular (que desliza a actina sobre a miosina).

(F) O RE rugoso participa do processo de desintoxicação do organismo e degradação do glicogênio. MENTIRA

O retículo endoplasmático LISO é que participa dos processos de desintoxicação do organismo. É a ação do retículo das células hepáticas que permite eliminar parte do álcool, medicamentos e outras substâncias potencialmente nocivas que ingerimos.

Perguntas interessantes