O retículo endoplásmatico geralmente tem suas porções classificadas em granular e agranular granular ou rugosa esta relacionada com a produção de proteínas e recebe essa denominação em virtude da presença de :
a- lisossomos aderidos
b- mitocôndrias aderidas
c- peroxissomos aderidos
d- ribossomos aderidos
e- vacúolos aderidos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternaniva "d"
Explicação:
O retículo endoplasmático é uma organela celular membranosa que forma uma espécie de rede na célula. Em algumas regiões dessa organela, é possível perceber a presença de ribossomos aderidos, o que fez com que essa porção fosse chamada de retículo endoplasmático granular ou rugoso.
O retículo endoplasmático recebe a denominação de granular pela precença de: Alternativa d) Ribossomos aderidos.
O retículo endoplasmático rugoso ou granular contém ribossomos, que são pequenas organelas redondas cujo trabalho é produzir proteínas para que o resto da célula possa funcionar.
O termo granular se refere ao aparecimento desta organela em fotomicrografias eletrônicas, que é o resultado da presença de múltiplos ribossomos em sua superfície.
O retículo endoplasmático rugoso está localizado próximo ao envelope nuclear e está ligado a ele para que os ácidos ribonucléicos mensageiros que contêm as informações para a síntese de proteínas possam ser introduzidos.