o resumo surgimento da robótica
Soluções para a tarefa
Embora a ciência da robótica surgiu apenas no século 20, a história da invenções automatizadas criadas pelo homem tem um passado muito maior. Na verdade, o antigo engenheiro herói grego de Alexandria, produziu dois textos, Pneumática e Automata, que testemunham a existência de centenas de diferentes tipos de máquinas, maravilhas capazes de movimento automatizado.
Claro, a robótica nos séculos XX e XXI avançou radicalmente, com a criação de máquinas capazes de reunir outras máquinas e até mesmo robôs que podem ser confundidos com seres humanos.
A palavra robótica foi inadvertidamente cunhada pelo autor de ficção científica Isaac Asimov em 1941 com sua livro “O Mentiroso”. Autores de ficção científica ao longo da história têm se interessado na capacidade de produção de máquinas que imitem ou motivem os seres humanos, como no mito grego de Pigmalião, em Dr. Frankenstein de Mary Shelley dentre outros.
Essencialmente, um robô é uma máquina de re-programável que é capaz de um movimento para a realização de uma tarefa. Robôs usam uma codificação especial que os diferencia de outras máquinas e máquinas-ferramentas, tais como um CNC por exemplo. Robôs têm sido utilizados em vários usos nas indústrias, devido às suas capacidades como resistência, robustez e precisão.
A História da RobóticaRobótica na antiguidadeMuitos atribuem a origem das primeiras máquinas automatizadas aos gregos e romanos da antiguidade porém não é há confirmação de que eles teriam criado tais ferramentas.
Robótica na Idade MédiaNa Idade Média, na Europa e no Oriente Médio, maquinas automatizadas como partes de relógios eram bastante populares. O polímata árabe Al-Jazari (1136-1206) deixou textos descrevendo e ilustrando seus vários dispositivos mecânicos, incluindo um grande relógio elefante que se movia e soava na hora, uma banda de robô musical e uma garçonete robótica que servia bebidas.
Na Europa, há um monge robô que beija a cruz em suas mãos. Muitos outros equipamentos foram criados inspirando-se em animais e figuras humanoides com simples sistemas de movimento, mas no século 18, a robótica avançou mais devido a expansão do conhecimento em mecânica e a criação de novas peças. O engenheiro francês Jacques Vaucanson é creditado com a criação do primeiro robô biomecânico, uma figura humana que tocava uma flauta.
Robótica na Revolução IndustrialA robótica na revolução industrial
A Revolução Industrial e o maior foco em matemática, engenharia e ciência na Inglaterra da era vitoriana contribuiu muito para o avanço da robótica. Charles Babbage (1791-1871) trabalhou para desenvolver os fundamentos da ciência da computação em meados do início do século XIX, seus projetos mais bem sucedidos é o motor de diferença e o motor analítico. Embora nunca tenha sido concluído devido à falta de fundos, estas duas máquinas estabeleceriam as base para os cálculos mecânicos. Outros, como Ada Lovelace reconheceram a possibilidade futura de computadores que poderiam criar imagens ou tocar música.
A robótica e automação continuou a proporcionar entretenimento durante o século 19, mas coincidentemente esse período foi também de desenvolvimento de máquinas a vapor e motores que ajudaram a tornar a fabricação muito mais eficiente e rápida. Fábricas começaram a empregar tanto máquinas para aumentar ou cargas de trabalho de precisão para a produção de muitos produtos.
Robótica no Século XXEm 1920, Karel Capek criou um jogo R.U.R. (Robôs Universais de Rossum), que introduziu a palavra “robô”,o termo foi embasado em uma antiga palavra eslava que significa algo semelhante a “trabalho monótono ou forçado.” No entanto, foi 30 anos mais tarde que o primeiro robô industrial começou a trabalhar.
Na década de 1950, George Devol projetou o Unimate, um dispositivo de braço robótico que automatizava tarefas em uma fábrica da General Motors em Nova Jersey, que começou a trabalhar em 1961.
Unimate o primeiro robô moderno
A Unimation, empresa fundada por Devol com empresário da robótica Joseph Engelberger, foi a primeira empresa de fabricação de robôs. O robô foi inicialmente visto como uma curiosidade. Logo, a robótica começou a se desenvolver como outra ferramenta no arsenal de fabricação industrial.
Leia mais em: http://ciencia.me/WZJTu