o resultado de um teste de dna para identificar o filho de um casal, entre cinco jovens, está representado na figura. as barras escuras correspondem aos genes compartilhados.
Soluções para a tarefa
A imagem da questão está fixada abaixo.
Diante disso, pode-se afirmar que podemos descartar a possibilidade de paternidade dos elementos 1 e 4, em decorrência da ausência de barras evidenciando relação entre mãe e pai na terceira fila de comparação genética.
Nesse mesmo raciocínio, pode-se excluir os possíveis pais 2 e 3, em decorrência de as barras inferiores não sinalizarem aos dois elementos citados. Sendo assim, o único trecho em que o indivíduo é compatível a um pai é o terceiro indivíduo.
Resposta:
Correta: Alternativa C) III
O DNA do filho tem que ser 50% do mãe e 50% da pai, ou seja, em relação a figura, quando não tiver uma barra da mãe, tem que ter do pai, e vice-versa. Na imagem, os jovens I, IV e V não tem as primeiras barras nem do pai e nem da mãe, por isso já podemos eliminar eles. Sobra os jovens II e III. Podemos eliminar o II, pois ele tem duas barras embaixo, sendo que nem o pai e nem a mãe possuem essas barras. Sobra o jovem III, que é o filho do casal.