Geografia, perguntado por mariaalice751, 1 ano atrás

O resultado das baixas taxas de natalidade e a alta expectativa de vida nos países desenvolvidos é: A) A DENSIDADE DEMOGRÁFICA B) A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA C) O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO D) O AFUNILAMENTO DE SUA PIRÂMIDE ETÁRIA E) O ALARGAMENTO DA BASE DE SUA PIRÂMIDE

Soluções para a tarefa

Respondido por jdasilvalima088
3

Explicação:estrutura etária da população brasileira representa a média de idade que o país possui a partir da quantidade de pessoas jovens (até 19 anos), adultas (de 20 a 59 anos) e idosas (a partir de 60 anos de idade). Já a pirâmide etária nada mais é do que o gráfico utilizado para expressar os dados referentes a essa quantificação, de modo a permitir uma melhor análise dessa questão.

A pirâmide etária da população brasileira vem se transformando ao longo dos anos, o que indica uma mudança no perfil demográfico do nosso país relativa ao crescimento demográfico nacional. Anteriormente, quando as taxas de natalidade eram mais elevadas, tínhamos uma pirâmide com a sua base mais ampla e um topo mais estreito, o que significava que o país era predominantemente jovem. Nos dias atuais, observa-se que nos encontramos em uma fase de transição.

Pirâmide etária brasileira no ano de 1980 *

Pirâmide etária brasileira no ano de 1980 *

Pirâmide etária brasileira nos dias atuais *

Essa mudança no perfil populacional brasileiro deve-se à redução da natalidade ao longo do tempo, o que se soma à igual redução das taxas de mortalidade. Para se ter uma ideia, em 1960, a taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no Brasil era de 6,21; já nos dias atuais, esse número despencou para 1,81. Por outro lado, a expectativa de vida no Brasil saltou de 54,6 para 73,6 nesse mesmo período.

Perguntas interessantes