História, perguntado por mariaaliccee, 9 meses atrás

"O resto empório das douradas Minas
Por mim o falará: quando mais finas
Se derramam as lágrimas no imposto
Clama o desgosto de um país decadente."
(Cláudio Manoel da Costa)
 
O intelectual e advogado, autor da poesia acima, foi um dos integrantes da mais importante revolta colonial brasileira, conhecida como Inconfidência Mineira.
Sobre esse movimento podemos afirmar que

Escolha uma:

a. visava à independência econômica e à política da Colônia. O levante foi deflagrado quando se exigiu o pagamento dos impostos atrasados pelas Casas de Fundição em todo o país.
 

b. foi ideologicamente influenciado pelos princípios iluministas, divulgados em Minas por uma elite intelectual e acolhidos pela população local, devido à crise econômica.

c. era de natureza nativista e influenciado pelos discursos iluministas. Buscava a proclamação da república, que teria Ouro Preto como capital, também o perdão de todas as dívidas para com a Fazenda Real.

d. manifestava-se contra os rigores da política fiscal metropolitana sobre a Capitania das Minas, exercida através da Casa de Contratação, e inspirava-se nos ideais revolucionários franceses.


Preciso de ajuda​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
75

Sobre os aspectos da inconfidência mineira, a resposta certa é a:

d. manifestava-se contra os rigores da política fiscal metropolitana sobre a Capitania das Minas, exercida através da Casa de Contratação, e inspirava-se nos ideais revolucionários franceses.

Isso porque o referido movimento ocorreu na região de Minas Gerais e tinha por objetivo tornar a região independência de Portugal tendo em vista os impostos abusivos que se cobravam em cima do ouro, principal produto da época.

Importante notar que foi um movimento elitista que teve pouca participação popular e que teve base ideológica nas ideias iluministas que culminaram na revolução francesa ocorrida no ano de 1789.

espero ter ajudado!

Respondido por saritatls
40

Resposta:

Alternativa E.

Explicação:

A resposta "verificada" da moça está incorreta. A inconfidência mineira não se baseou na Revolução Francesa, seguiu sim os ideias iluministas mas baseados na Independência dos EUA. A faculdade deu como gabarito alternativa E.

Perguntas interessantes