Administração, perguntado por felixhenriquecorrea, 10 meses atrás

O responsável pelo estoque de uma loja de calçados estava conhecendo novos métodos de gestão e descobriu o just-in-time. Imediatamente ficou interessado, pois 40% do espaço de sua loja física era ocupado por estoque e, se ele pudesse trabalhar com estoque menores, poderia utilizar talvez metade desse espaço para ampliar o seu ponto de venda. Além disso, entendia que todo aquele volume de estoque, que ficava parado por 4 a 5 meses, era um capital que não estava sendo corretamente investido, então, se conseguisse aplicar a metodologia, liberaria um importante valor em capital de giro que poderia ser aplicado em marketing e nas reformas do salão de venda. Sem pensar duas vezes ou contatar qualquer fornecedor, decidiu não repor mais os estoques até que chegassem num ponto que ele, aleatoriamente, definiu como 3 peças por número. Enquanto as primeiras vendas aconteciam, tudo corria bem e o fluxo de dinheiro entrando era muito maior do que as despesas, já que não eram feitos novos pedidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por 05carol
2

Resposta:

inicialmente, a falha do gestor foi definir de forma aleatória os padrões de estoque mínimo. Para essa definição, ele deveria levar em conta o histórico de vendas e os prazos de reposição, para evitar a falta dos itens no estoque (garantia de suprimento). Realizar esta análise seria o ponto de partida. Após, ele deveria comunicar os fornecedores, e construir soluções em conjunto. Como os fornecedores já sabem quais são os itens vendidos na loja, poderiam manter um estoque de segurança nas fábricas e realizar um controle de informações integradas, que, quando o estoque chegasse no nível determinado, o pedido já fosse remetido. A estratégia do JIT poderia ser mantida e trazer grandes ganhos para o negócio, inclusive ampliando a variedade de produtos que é vendida; no entanto, o desenvolvimento das relações com os fornecedores, o compartilhamento de informações, o aumento na frequência nas compras, a eliminação de incertezas sempre que possível e metas de alta qualidade serão fundamentais para o sucesso da estratégia

Respondido por felipecunhacaldas
5

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Inicialmente, a falha do gestor foi definir de forma aleatória os padrões de estoque mínimo. Para essa definição, ele deveria levar em conta o histórico de vendas e os prazos de reposição, para evitar a falta dos itens no estoque (garantia de suprimento). Realizar esta análise seria o ponto de partida. Após, ele deveria comunicar os fornecedores, e construir soluções em conjunto. Como os fornecedores já sabem quais são os itens vendidos na loja, poderiam manter um estoque de segurança nas fábricas e realizar um controle de informações integradas, que, quando o estoque chegasse no nível determinado, o pedido já fosse remetido. A estratégia do JIT poderia ser mantida e trazer grandes ganhos para o negócio, inclusive ampliando a variedade de produtos que é vendida; no entanto, o desenvolvimento das relações com os fornecedores, o compartilhamento de informações, o aumento na frequência nas compras, a eliminação de incertezas sempre que possível e metas de alta qualidade serão fundamentais para o sucesso da estratégia.

Perguntas interessantes