História, perguntado por Pedro1030r04, 1 ano atrás

O resgate do soldado Ryan, então dirigido por Steven Spilberg, buscou relatar de forma particular a brutalidade da Segunda Guerra Mundial. O contexto do filme encontra-se na invasão norte americana as praias francesas com objetivo de eliminar a resistência alemã no território. Conhecida como o dia D ( decisivo) a batalha pelas praias da Normandia ( França) demonstraram tanto a capacidade americana de intervenção militar como a violência exercida por ambos os lados. Porém como todo filme, a história que se conta é sempre uma interpretação, um relato de quem escreve ou de quem dirige. O maior risco de quem assistir filmes é interpretá-los como uma "verdade pura" isenta de um foco interpretativo. Com base nessa afirmação responda:

Com suas próprias palavras, faça um pequeno resumo da história do filme, relatando também suas impressões sobre ele?
Fica evidente que o filme é uma produção norte americana. A partir dessa constatação e da compreensão da participação dos EUA na guerra, defina que tipo de imagem se cria no filme a respeito do papel dos Norte americanos e dos alemães na guerra?
Segundo o filme, poderíamos notar um nacionalismo americano no enredo? justifique sua resposta.
Existe um inteção no filme em não apresentar a guerra como dolorosa para os alemães, como se fossem máquinas de inquestionáveis de guerra. Existiria essa mesma posição do filme ao apresentar os soldados norte americanos? O filme estaria contribuindo para que compreendamos os soldados alemães de que forma?

Soluções para a tarefa

Respondido por jpcs2
11
Muito interessante essa questão, não é todo dia que vemos perguntas desse tipo vindas do MEC ou de um professor. Bom em primeiro lugar a resposta teria que ser sua, pois é de origem pessoal. Mas vou responder algumas destas. O resumo fica contigo Kkk...
Como todo filme americano ou até mesmo russo em que esteja neste contexto de II Guerra Mundial, realmente notamos que a uma tendência para o lado aliado, onde os americanos são considerados os mocinhos da história, enquanto os alemães são os vilões, esta teoria é certa, porém é feita de muito exagero as vezes.
Sim, o nacionalismo americano é notável em praticamente todo o filme. 
Quase todos os filmes americanos que retratam a Segunda Guerra Mundial tratam os soldados alemães como máquinas, mas a muitos relatos de veteranos de Guerra que presenciaram cenas comoventes por parte de soldados alemães pois estes também possuíam sentimentos, famílias e amigos, na qual é pouco ou nulo em filmes de origem americana. O filme em si contribui para pensarmos que os soldados nazistas eram seguidores fanáticos de Hitler e do III Reich.

Perguntas interessantes