O reparo tecidual consiste na capacidade que o organismo possui de reparar danos decorrentes de agentes tóxicos ou processos inflamatórios. Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão, engloba a proliferação de diferentes células e interações estreitas entre as células e a matriz extracelular. Pode ser de dois tipos:
Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal.
Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso. Ocorre quando as estruturas de suporte se encontram gravemente lesadas ou em tecidos que não apresentam capacidade regenerativa (BECHARA, 2006).
BECHARA, G. H.; SZABÓ, M. P. J. Processo Inflamatório. 3. Reparação tecidual. Cicatrização e regeneração. 2006. Disponível em: https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/GERVASIOHENRIQUEBECHARA/reparacao_tecidual_2006.pdf . Acesso em: 09 mar. 2022.
O reparo tecidual, algumas vezes chamado de cura, refere-se à restauração da arquitetura e da função dos tecidos após a lesão. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
a) a forma de reparo dos tecidos é semelhante nos diferentes tecidos do corpo: tecidos lábeis, tecidos estáveis ou tecidos permanentes.
b) as etapas na formação de cicatriz são: angiogênese, formação de tecido de granulação e remodelamento do tecido conjuntivo.
c) a infecção, o diabetes e o estado nutricional são fatores que influenciam no reparo tecidual. Pelo contrário, os glicocorticóides, o tipo e a extensão da lesão tecidual são variáveis que não modificam o reparo.
d) os macrófagos desempenham único papel no reparo: eliminam agentes agressores e o tecido morto pela fagocitose. Já os linfócitos liberam fatores de crescimento e secretam citocinas que estimulam a proliferação de fibroblastos e a deposição de tecido conjuntivo.
e) o reparo de tecidos lesados ocorre por meio de um tipo de processo: deposição de tecido conjuntivo para formar uma cicatriz. O exemplo clássico é o fígado, com capacidade notável para cicatrização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: D
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
B- as etapas na formação de cicatriz...
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás