O Renascimento teve uma forte cultura política. Após a Europa sair da chamada "Idade das Trevas", a política passa a ter de atender ao ideal do homem renascido do Humanismo. Nesse contexto, surgem algumas reflexões políticas, entre elas a de Nicolau Maquiavel.
É correto dizer que:
A.
A teoria maquiavélica disserta sobre o poder da Igreja.
B.
A teoria maquiavélica disserta sobre o poder do Rei.
C.
A teoria maquiavélica disserta sobre o poder do nobre.
D.
A teoria maquiavélica disserta sobre o poder do burguês.
E.
A teoria maquiavélica disserta sobre o poder do filósofo.
Soluções para a tarefa
Maquiavel falava muito sobre como a figura do rei era importante para garantir o bem da sociedade, dessa maneira, a alternativa correta é letra B.
Em sua obra O príncipe ele falou muito sobre como o papel do estado é importante para garantir o bem comum e garantir também a segurança das pessoas da sociedade.
Que os fins justificam os meios e que se fosse preciso usar a violência para cuidar da sua sociedade ela seria utilizada.
Resposta:
B. A teoria maquiavélica disserta sobre o poder do Rei.
Explicação:
Maquiavel se destacou como filósofo, político e diplomata. Inclusive, por sua inteligência política, acabou por trabalhar como conselheiro e estrategista político de diversos nobres e reis, incluindo a família Medici, Sforza e os Bórgias. Maquiavel dedicou sua obra para pensar o poder, ou seja, como o poder se faz eficaz. Nesse sentido, o poder exercido pelo Rei em relação a toda tessitura social, a nobreza, a Igreja, a burguesia e, inclusive, o filósofo como súdito. Maquiavel ficou conhecido pela tese de que, para exercer seu poder, o soberano não deve pensar nos meios, mas, sim, nas consequências de sua ação.