O Renascimento representou uma ruptura com o pensamento predominante na Idade Média. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa situação:
(A) As universidades surgiram com o Renascimento. Desde o início, elas estiveram envolvidas com a produção do conhecimento.
(B) O latim foi abandonado, sendo substituído pelo inglês, predominante entre os escritores renascentistas de toda a Europa.
(C) Somente após o movimento renascentista, os europeus entraram em contato com as obras da Antiguidade clássica. Inclusive os monges ignoravam a cultura helênica, restringindo-se à literatura sacra.
(D) Os renascentistas acreditavam que a verdade era revelada, sendo, portanto, mais uma questão de fé do que de investigação.
(E) Para os renascentistas, o homem deveria ser o centro de tudo, em oposição ao pensamento medieval, que privilegiava o teocentrismo.
Soluções para a tarefa
Olá!
O Renascimento (século XIV e XVI) caracteriza-se pela transformação causada pelas cruzadas. Alguns aspectos sociais e culturais sofrem modificação pelo ressurgimento do comércio de cidades. Uma grande mudança foi a valorização do homem (Antropocentrismo), e o teocentrismo é deixado de lado.
- Características do Renascimento:
⇒ Pioneirismo Italiano;
⇒ Classicismo;
⇒ Antropocentrismo;
⇒ Humanismo e Racionalismo;
⇒ Individualismo, Universalismo e Cientificismo;
- Principais Artistas do Renascimento
⇒ Leonardo da Vinci;
⇒ Dante Alighieri
⇒ Donatello;
⇒ Maquiavel;
⇒ Michelangelo Buonarroti.
- Qual é a resposta?
(E) Para os renascentistas, o homem deveria ser o centro de tudo, em oposição ao pensamento medieval, que privilegiava o teocentrismo.
Como citado na introdução, uma característica é o Antropocentrismo (o homem no centro do mundo), ênfase nas características humanas. Em oposição ao teocentrismo, onde Deus era o centro de tudo.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26788636
Resposta:
letra E
Explicação: