“O Renascimento, mais do que a maioria dos diversos momentos históricos suscita grandes controvérsias. Há quem veja nesse movimento filosófico e artístico o momento de ruptura entre o mundo medieval – com suas características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária – e o mundo moderno urbano, burguês e comercial.”
“A Revolução Industrial do final do século XVIII e do XIX transformou radicalmente as condições materiais de vida e os modos de ganhar dinheiro para sempre, trazendo com isso, pelo menos inicialmente, muitos problemas sociais novos, como a superlotação urbana, a falta de saneamento e as doenças que a acompanham, e a poluição industrial em uma escala sem precedentes. (GIDDENS, 2012, p. 63)”
Não é possível uma abordagem estruturada da modernidade sem considerar as profundas mudanças inauguradas pelo Renascimento e tampouco sem apresentar as radicais transformações da Revolução Industrial. Sobre estes dois momentos, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
1 - A Revolução Industrial foi responsável pela substituição da mão-de-obra humana pela maquinofatura, isto fez com que o proletariado surgisse como grande e nova força econômica e de produção.
2 - O Renascimento trouxe consigo as expansões marítimas, o desenvolvimento de atividades comerciais e o aquecimento da produção, gerando assim os excedentes de produção.
3 - A modernidade nasce no contexto do Renascimento e se caracteriza pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção. Nela assiste-se a uma mudança de mentalidade, mais centrada no ser humano e nas preocupações materiais.
4 - O Renascimento descobriu uma nova modalidade de conhecimento baseado na contemplação e na revelação, o que fez com que ele passasse a ser considerado com o resultado de uma atividade do pensamento e não mais da fé.
5 - A Revolução Industrial não significou somente uma nova maneira de produzir, mas também uma mudança nas fontes da riqueza e no cenário das classes sociais e do trabalho.
1 é falsa, o proletariado surge como grande força produtiva, mas não tem poder econômico.
2 é falsa, o excedente de produção só vai se tornar uma força significativa com a Revolução Industrial, não sendo ainda comum durante o Renascimento.
3 é verdadeira e associa os dois elementos em questão, o Renascimento e a Modernidade, e explicam como os valores renascentista (racionalismo e antropocentrismo) encontram a sua efetivação na modernidade.
4 é falsa, o Renascimento é marcado pela rejeição à ideia de conhecimento por revelação, defendendo, ao contrário, o modelo racionalista.
5 não é falsa, mas não associa corretamente o Renascimento e a Modernidade, de modo que não é a alternativa correta.