História, perguntado por fmniza, 10 meses atrás

“O Renascimento italiano é tido como um momento decisivo para o desenvolvimento da modernidade. Nesse modo de ver a História, os artistas e cientistas do Renascimento fecharam a cortina do tempo medieval para abrir uma outra, a de um tempo novo, a modernidade.
O historiador inglês Jack Goody discorda disso; para ele, essa versão de que somente o Renascimento italiano impulsionou a modernidade é fruto do olhar europeu sobre a Renascença. Na opinião desse historiador, os conhecimentos e as técnicas dos bizantinos, muçulmanos, judeus, indianos e chineses foram muito importantes para o florescer da modernidade e do próprio Renascimento italiano. As culturas desses povos do Oriente penetraram o Ocidente por meio de um longo processo de trocas culturais, que teve como principal via o mar Mediterrâneo. Jack Goody nos lembra ainda que o “Renascimento como sinônimo de florescimento cultural que ocorre a partir de uma volta ao passado” aconteceu também nos mundos bizantino, islâmico, hindu, judeu e chinês, entre outros. O que existiu, portanto, foram Renascimentos e não Renascimento. Concluindo, para Jack Goody:
• a modernidade é fruto de um longo processo de trocas culturais de diferentes povos e tradições;
• o Renascimento italiano não é o único, existiram outros, a exemplo do bizantino, do islâmico, do hindu, do judeu e do chinês.
Ao verem o Renascimento italiano como único e reconhecerem apenas a cultura greco-romana como digna de ser relida e admirada, os renascentistas italianos incluíram o Ocidente antigo, mas excluíram os saberes, as técnicas e as artes recebidas de outros povos com quem os europeus mantiveram intensas trocas culturais ao longo do tempo.”

GOODY, Jack. Renascimentos: um ou muitos? In: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 65.
1. Segundo Goody, no que ele discorda de outros historiadores sobre o Renascimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por ehr
13

De acordo com o texto, ele discorda da visão eurocêntrica atribuída aos grandes avanços científicos da época, uma vez muito da ciência teve contribuição dos outros povos citados, com destaque aos árabes e chineses, por exemplo, e muitas influências da Idade Média, que foram essenciais para desenvolvimento e preservação do conhecimento, que foi tão valorizadao pelos Renascentistas, mas muitas vezes desconsiderados no contexto históricos. O Renascimento é fruto de uma rede de interações entre povos Ocidentais e Orientais e de gerações anteriores a epoca, e não apenas europeu.


fmniza: vc conseque resumir n pode responder um texeto
ehr: De acordo com o texto, ele discorda da visão eurocêntrica atribuída ao Renascimento, uma vez muito da ciência teve contribuição dos outros povos citados, como árabes, chineses e bizantinos.
Agata9tops: mais eh preguiçoso neh, quer oq mais? que ele faça as atividades por ti?
Perguntas interessantes