História, perguntado por maggalli, 1 ano atrás

O renascimento do comércio na Europa contribuiu para o Humanismo porque?


ME AJUDEM POR FAVOR!
(VALENDO 20 PONTOS)

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloantoniosilva200
0

O fim do sistema feudal e o surgimento do sistema capitalista foram fundamentais para consolidar a expansão do comércio.

Entretanto, foi a partir das Cruzadas (entre os séculos XI e XIII), expedições militares de caráter econômico, político e religioso, que as relações comerciais foram fortalecidas com o Oriente.

Além disso, a abertura do Mar Mediterrâneo foi essencial para o aumento das rotas comerciais entre os países, levando ao fim do período da Idade Média e o início da Idade Moderna.

O Renascimento, aliado ao cientificismo e ao humanismo vigentes, consagraram novas formas de ver o mundo. Assim, o antropocentrismo, ou seja o homem como centro do mundo, foi substituído pelo teocentrismo medieval, onde Deus estava no centro do Universo, e a vida das pessoas giravam em torno da religião.

Para tanto, a “Idade das Trevas” (cunhada por alguns humanistas para indicar o período sombrio e estático da Idade Média), perdurou durante muito tempo na Europa, do século V ao século XV, e estava baseado numa sociedade monárquica onde o rei era o senhor mais soberano, seguido da nobreza e do clero.


maggalli: A
permitiu o contato dos europeus com o conhecimento produzido por povos orientais.

B
a burguesia italiana criticou os estudos humanistas, pois eram todos a favor da Igreja e da Inquisição.

C
o êxodo rural permitiu que a nobreza feudal se dedicasse exclusivamente à produção de conhecimento, deixando o comércio em segundo plano.

D
a burguesia comercializava as obras humanistas com os camponeses, a camada mais letrada da época, resultando na fundação das primeiras universidades na Europa.
maggalli: qual é
maggalli: eu esqueci de colocar
Perguntas interessantes